Salada Verde

Madeira “flutuante” apreendida no Pantanal

Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul encontrou mais de 100 toras de aroeira no rio Apa, divisa com o Paraguai.

Redação ((o))eco ·
15 de setembro de 2010 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

PMA apreende aroeira ilegal “flutuando” no rio Apa.

Em operação de fiscalização conjunta no rio Apa no dia 10 de setembro, Policiais Militares Ambientais de Bonito e Bela Vista, apreenderam madeira ilegal em local conhecido como “Pesqueiro do Paulão”, divisa com o Paraguai.

As 101 firmes e as 107 lascas de aroeira apresentavam características de árvores recém cortadas. Os policiais suspeitam que essa madeira tenha sido retirada do país vizinho para ser transportada por flutuação até um local acessivel para veículos, entrando ilegalmente no Brasil. Os responsáveis pelo crime não foram localizados. A polícia acredita que eles fugiram para o território paraguaio ao avistar a fiscalização.

A fuga dos criminosos torna difícil sua captura por problemas de invasão de soberania nacional. Essa é apenas a segunda apreensão de aroeira no mesmo rio. Na primeira vez, a polícia chegou a ver os suspeitos fugindo para o Paraguai. Além do transporte “internacional” ser ilegal, pois toda madeira advinda de outro país deve seguir  todos os trâmites de importação e possuir a documentação ambiental correta junto ao IBAMA, a exploração da aroeira é ilegal, segundo portaria 83N de 1991 do IBAMA.  (Laura Alves, com informações PMA-MS)

Veja imagens da apreensão:

PMA de Bonito e Bela Vista resgatam madeira ilegal

PMA retira a madeira do rio e a leva apreendida  de volta para a margem brasileira

101 firmes e 107 lascas de aroeira apreendidos, a madeira havia sido cortada recentemente.

Leia também

Salada Verde
2 de março de 2026

STF anula lei do Acre que permitia privatização de áreas em florestas públicas

A Corte considerou inconstitucional regra que autorizava conceder título definitivo e retirar áreas do regime de floresta pública após dez anos de uso ou posse

Colunas
2 de março de 2026

10 Livros para Mergulhar em Conservação, parte 6: Uma Ética Ecológica e Evolutiva

Hoje em dia, nenhum sentimento faz tanta falta – e não só na conservação – quanto a empatia. E ela vem de saber quem nós somos e qual nossa relação com todo o resto

Notícias
2 de março de 2026

Ipaam embarga 220 hectares e aplica R$ 1,7 milhão em multas no sul do AM

Fiscalização da Operação Tamoiotatá 6 na BR-230, em Humaitá, identificou criação irregular de gado, descumprimento de embargo e impedimento da regeneração da vegetação nativa

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.