Salada Verde

Seminário discute integração amazônica

"Se soberania significa domínio do conhecimento, o Brasil tem apenas 30% da Amazônia". Esta é uma das discussões que Manaus sedia nesta semana. Confira.

Redação ((o))eco ·
21 de outubro de 2010 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Seminário Panamazônico Acadêmico-Empresarial, que acontece de 20 a 22 de outubro em Manaus, no Amazonas, reúne empresários e professores de diferentes países amazônicos com o objetivo de discutir a integração panamazônica. A concordância geral durante o primeiro dia do evento é de que a educação é um fator preponderante neste processo. “Sem educação não há ciência e tecnologia, fatores essenciais para o desenvolvimento e a solução de problemas amazônicos, o que acarreta na falta de capacitação e de empoderamento dos amazônidas sobre suas próprias regiões”, afirma Belisário Arce, presidente da Associação Panamazônia, uma das entidades que organiza o seminário. 

“Se soberania significa domínio do conhecimento, o Brasil tem apenas 30% da Amazônia, pois 70% da produção científica sobre a região não tem nenhum doutor brasileiro”, afirma Beatriz Ronchi, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). A boa notícia, segundo ela, é de que de acordo com a última Avaliação Trienal da Capes (2007-2009), divulgada em setembro, a região Norte foi a que mais cresceu em programas de pós-graduação. “Estamos melhorando, mas ainda nao atingimos o ideal”, diz.

Para José Antonio Aquino, da Universidade Federal do Oeste do Pará, “é preciso resgatar e valorizar o conhecimento voltado à Amazônia”, e as dificuldades são muitas. “Falta mais articulação entre os campos do conhecimento, as instituições e os estados nacionais envolvidos”, afirma Marilene Corrêa, ex-reitora da Universidade Estadual do Amazonas.

De olho na integração panamazônica, Beatriz conta alguns dos planos do INPA. “Entre nossos maiores desafios estão o incentivo à criação de mais programas de pós-graduação lato e stricto sensu envolvendo instituições de vários países amazônicos”. (Karina Miotto)

Leia também

Salada Verde
2 de março de 2026

STF anula lei do Acre que permitia privatização de áreas em florestas públicas

A Corte considerou inconstitucional regra que autorizava conceder título definitivo e retirar áreas do regime de floresta pública após dez anos de uso ou posse

Colunas
2 de março de 2026

10 Livros para Mergulhar em Conservação, parte 6: Uma Ética Ecológica e Evolutiva

Hoje em dia, nenhum sentimento faz tanta falta – e não só na conservação – quanto a empatia. E ela vem de saber quem nós somos e qual nossa relação com todo o resto

Notícias
2 de março de 2026

Ipaam embarga 220 hectares e aplica R$ 1,7 milhão em multas no sul do AM

Fiscalização da Operação Tamoiotatá 6 na BR-230, em Humaitá, identificou criação irregular de gado, descumprimento de embargo e impedimento da regeneração da vegetação nativa

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.