Salada Verde

Grande Sertão Veredas: 826 hectares desapropriados

ICMBio dá continuidade ao processo de regularização fundiária nas unidades de conservação federais e adquire Fazenda Trijunção, na Bahia. 

Redação ((o))eco ·
21 de dezembro de 2010 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

 

Parque Nacional Grande Sertão Veredas protege o Cerrado na divisa entre Minas Gerais e Bahia (fonte: ICMBio)
Parque Nacional Grande Sertão Veredas protege o Cerrado na divisa entre Minas Gerais e Bahia (fonte: ICMBio)
Brasília – Na semana passada, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) deu continuidade ao processo de regularização fundiária das unidades de conservação federais. Além do Parque Nacional do Itatiaia, o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, que fica na divisa dos estados de Minas Gerais e Bahia, teve desapropriados mais 825,9 hectares. O presidente do instituto, Rômulo Mello, assinou, na quinta-feira passada, a escritura pública de desapropriação administrativa da Fazenda Trijunção, situada no município de Cocos-BA.

 Rômulo Mello, presidente do ICMBio (terno marrom), e Theodoro de Hungria Machado, proprietário da fazenda (camisa azul) assinam o documento de desapropriação.   Em pé: Nudmir Kornyjezuk, da Coordenação de Regularização Fundiária do ICMBio e  funcionário do cartório. (foto: Flávio Martins)
Rômulo Mello, presidente do ICMBio (terno marrom), e Theodoro de Hungria Machado, proprietário da fazenda (camisa azul) assinam o documento de desapropriação. Em pé: Nudmir Kornyjezuk, da Coordenação de Regularização Fundiária do ICMBio e funcionário do cartório. (foto: Flávio Martins)

A fazenda encontra-se nos limites do Parque Nacional, que tem uma área total de 231.307 hectares. A desapropriação foi realizada com o consenso do proprietário, Theodoro de Hungria Machado, que recebeu R$1 milhão 180 mil pela área. De acordo com Waldemar Pires Dantas, da Coordenação Geral de Regularização Fundiária do ICMBio, Trijunção é área contínua a quatro outras fazendas, de propriedade de Roberto Marinho, que estão sendo doadas para o Parque. As cinco áreas juntas totalizam 15 mil hectares.

O coordenador afirmou que neste ano foram regularizadas duas propriedades e indenizados 16 posseiros só no Grande Sertão Veredas. Segundo ele, ainda há outras áreas a serem desapropriadas, mas falta aporte de recursos.

A desapropriação de imóveis rurais situados no interior de unidades de conservação está prevista na Lei que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), uma vez que sejam declaradas de interesse público, tendo em vista a conservação dos bens naturais.

Os recursos para compra dos imóveis provêm do Orçamento Geral da União e, segundo Waldemar Pires, a estimativa para o ano que vem é de R$ 60 milhões destinados à continuidade da regularização.(Nathalia Clark)

Explore o Parque Nacional Grande Sertão Veredas

Visualizar Grande Sertão Veredas em um mapa maior

Leia também

Salada Verde
12 de dezembro de 2025

Gilmar Mendes pede urgência na votação do Marco Temporal

Na reta final do ano, ministro solicitou que o julgamento ocorra em formato virtual entre os dias 15 a 18 de dezembro, pouco antes do recesso do STF

Notícias
12 de dezembro de 2025

“Papagaio cientista”: monitoramento da ave revela nova população de ipês raros

Trabalho que seguia grupo de papagaio-chauá se deparou com as árvores criticamente ameaçada de extinção em área afetada pelo rompimento da barragem de Mariana

Salada Verde
12 de dezembro de 2025

Pesquisadores do Jardim Botânico descobrem nova espécie de bromélia

Espécie é endêmica da Mata Atlântica e foi coletada na Bahia; atividades humanas na região onde foi avistada ameaçam sua sobrevivência

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 2

  1. John Frisch diz:

    We would like to reconnect with Theodoro. Please ask him to email us. Sincerely, Sharyn & John Frisch,


    1. Guilherme diz:

      Helo John,
      What do you need ?
      You can contact in e-mail [email protected].
      Thanks