Notícias

Desengano abre série de guias turísticos

Parque Estadual do Desengano, o mais anrtigo do Rio de Janeiro, recebe guia com suas principais trilhas, poços e cachoeiras. Ideia é incentivar o ecoturismo.

·
2 de maio de 2011 · 13 anos atrás
Embora os Parques (Nacionais ou Estaduais) tenham como prerrogativa do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) a visitação e lazer, o turismo nestes locais é ainda muito incipiente no Brasil. Para tentar contornar este quadro, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lança nesta sexta-feira (29/04) o Guia de Trilhas do Parque Estadual do Desengano. Criada em 1970, a área protegida é dona de fauna abundante e abrange 22,4 mil hectares nos municípios de Santa Maria Madalena (onde o livro será lançado), São Fidélis e Campos.

Próximo de completar 41 anos, a unidade ganha um raio-x nas 336 páginas da edição bilíngüe, com informações sobre localização, clima, flora, fauna, geologia e hidrologia. As dicas de segurança não ficam de fora, assim como as recomendações para que o impacto dos turistas seja mínimo, quais são as empresas responsáveis por planejar a viagem e até procedimentos necessários em caso de emergência.

Basicamente, porém, a publicação mostra todos os detalhes de 19 trilhas (12 das quais estão no interior do parque, sendo o restante no entorno imediato, com forte apelo para a população local) e outros atrativos, tal poços e cachoeiras. De acordo com Marilene Ramos, presidente do Inea, o Desengano foi escolhido para abrir a série de guias de parques estaduais em função de ser o mais antigo e, ao mesmo tempo, o menos conhecido.

O destaque do livro, elaborado pelo Instituto Terra Brasil com assessoria técnica dos montanhistas Francesco Berardi e Claudia Bessa, do Centro Excursionista Brasileiro (CEB), é a trilha que leva ao ponto culminante do parque, a 1.761 metros de altitude. Recheado de belas imagens, ele é uma boa pedida para os amantes do ecoturismo e demais interessados em passar bons períodos em contato com a natureza.

{iarelatednews articleid=”6201,24951″}
 

Leia também

Reportagens
31 de agosto de 2024

Em duas décadas, vegetação nativa perdida no Brasil tem quatro vezes a extensão de Portugal

Entre 2004 e 2023 foram convertidos 40,5 milhões de hectares de florestas para atividades produtivas, principalmente agropecuária, nos biomas brasileiros

Notícias
30 de agosto de 2024

Desafios e futuro da preservação ambiental marcam 1º dia do Seminário de Jornalismo Ambiental ((o))eco

Evento marcou o início da comemoração de 20 anos de ((o))eco, com mesas de conversa, entrevistas, mostra de cinema e lançamento da Bolsa Reportagem Vandré Fonseca de Jornalismo Ambiental

Salada Verde
30 de agosto de 2024

De olho nas formigas: ICMBio convida sociedade a ajudar na coleta de dados sobre espécies

Órgão ambiental abre consulta pública para avaliar risco de extinção de formigas, pessoas podem enviar contribuições como registros e fotos até o dia 8 de setembro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.