Notícias

Desengano abre série de guias turísticos

Parque Estadual do Desengano, o mais anrtigo do Rio de Janeiro, recebe guia com suas principais trilhas, poços e cachoeiras. Ideia é incentivar o ecoturismo.

·
2 de maio de 2011 · 13 anos atrás
Embora os Parques (Nacionais ou Estaduais) tenham como prerrogativa do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) a visitação e lazer, o turismo nestes locais é ainda muito incipiente no Brasil. Para tentar contornar este quadro, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lança nesta sexta-feira (29/04) o Guia de Trilhas do Parque Estadual do Desengano. Criada em 1970, a área protegida é dona de fauna abundante e abrange 22,4 mil hectares nos municípios de Santa Maria Madalena (onde o livro será lançado), São Fidélis e Campos.

Próximo de completar 41 anos, a unidade ganha um raio-x nas 336 páginas da edição bilíngüe, com informações sobre localização, clima, flora, fauna, geologia e hidrologia. As dicas de segurança não ficam de fora, assim como as recomendações para que o impacto dos turistas seja mínimo, quais são as empresas responsáveis por planejar a viagem e até procedimentos necessários em caso de emergência.

Basicamente, porém, a publicação mostra todos os detalhes de 19 trilhas (12 das quais estão no interior do parque, sendo o restante no entorno imediato, com forte apelo para a população local) e outros atrativos, tal poços e cachoeiras. De acordo com Marilene Ramos, presidente do Inea, o Desengano foi escolhido para abrir a série de guias de parques estaduais em função de ser o mais antigo e, ao mesmo tempo, o menos conhecido.

O destaque do livro, elaborado pelo Instituto Terra Brasil com assessoria técnica dos montanhistas Francesco Berardi e Claudia Bessa, do Centro Excursionista Brasileiro (CEB), é a trilha que leva ao ponto culminante do parque, a 1.761 metros de altitude. Recheado de belas imagens, ele é uma boa pedida para os amantes do ecoturismo e demais interessados em passar bons períodos em contato com a natureza.

{iarelatednews articleid=”6201,24951″}
 

Leia também

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Notícias
24 de abril de 2024

Cientistas descobrem nova espécie de jiboia na Mata Atlântica

A partir de análises moleculares e anatômicas, pesquisadores reconhecem que jiboia da Mata Atlântica é diferente das outras, e animal ganha status de espécie própria: a jiboia-atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.