Notícias

Começa a última semana de negociações climáticas em Bonn

Após muitos impasses nos primeiros dias, reunião da ONU sobre clima segue até sexta-feira na esperança de garantir a prorrogação de Quioto.  

Flávia Moraes ·
13 de junho de 2011 · 13 anos atrás
Delegados em Bonn, Alemanha, estão emperrados nas negociações (foto: UNFCCC/divulgação)
Delegados em Bonn, Alemanha, estão emperrados nas negociações (foto: UNFCCC/divulgação)
As negociações em Bonn, Alemanha, iniciaram no último dia 06/06 em clima tenso e desmotivado. Isso porque a Agência Internacional de Energia (AIE) lançou, uma semana antes, o relatório que aponta 2010 como um ano de emissões recordes de gases de efeito estufa (chegaram a 30,6 Gt). Além disso, o World Resources Institute (WRI) mostrou que poucas das promessas e ações de financiamento climático, dos 21 países mais desenvolvidos, saíram do papel: dos US$ 30 bilhões prometidos durante a COP15, apenas US$ 12 bilhões já foram previstos nos orçamentos dos governos (desses somente cerca de 30% foram liberados).

Somado a essas notícias negativas houve a confirmação de que o Canadá posicionou-se ao lado do Japão e da Rússia e não assinará prorrogação do Protocolo de Quioto sem a ratificação dos Estados Unidos e China. O atual protocolo, que vence em 2012, obriga a redução de emissões somente das nações industrializadas.

No clima de disputas entre pobres e ricos, o embaixador da Bolívia, Pablo Solón, fez uma proposta. Desacreditando nas promessas feitas em 2009, ele propôs a adoção de um imposto voluntário sobre as transações internacionais, com o objetivo de arrecadar fundos para a luta contra o aquecimento global. Essa taxa iria transferir 0,01% de todo o dinheiro que entra nos países para um fundo internacional de apoio às nações em desenvolvimento. A verba ajudaria os países pobres na adaptação à mudança climática e na redução das suas emissões de carbono.

Embora nenhuma dessas discussões tenham sido resolvidas nesta primeira semana em Bonn, também não foram encerradas. Para os próximos dias, espera-se alguns avanços.

Leia também
Aquecimento global em cartuns
Cidades e Mudanças do Clima: a corrida da adaptação começou
Estudo sobre cidades e clima prevê aquecimento de até 4oC

  • Flávia Moraes

    Jornalista, geógrafa e pesquisadora especializada em climatologia.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.