Fotografia

Dante Buzzetti e o ninho das aves

O ornitólogo Dante Buzzetti usou a fotografia para colecionar imagens raras presenciadas por ele em campo do seu objeto de estudo favorito: os ninhos de pássaros brasileiros.

Adriano Gambarini ·
1 de dezembro de 2006 · 17 anos atrás

Sempre acreditei que a única diferença entre o fotógrafo profissional e o amador é que o primeiro necessariamente vive (e paga suas contas) do ofício. E o amador fotografa por hobby, por paixão à arte. Não há necessariamente diferenças técnicas ou estéticas. Logicamente o profissional, por estar ali, aperfeiçoando aquele trabalho todo o tempo, tem mais chances de obter melhores imagens. Mas a subjetividade é grande e conheço muitos fotógrafos amadores (no conceito semântico) que dão um baile de qualidade fotográfica em muitos profissionais paparicados pela mídia.

Dante Buzzetti pode ser considerado amador por não viver da fotografia, mas é um profissional, e dos bons. Basta ver as imagens deste ensaio. Ornitólogo de coração, formado em biologia e engenharia, Dante se especializou provavelmente numa das áreas mais difíceis na observação de aves: seus ninhos. Talvez sua história de infância tenha ajudado, quando nas ruas e terrenos de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, vivia a identificar cantos e pássaros, mas certamente a paciência e a persistência vêm de seu gosto pela profissão. E se observar ninhos e seus ‘moradores’ já é uma tarefa complicada no mundo das pesquisas aladas, o que dizer de fotografar? Pois em grande parte tem que estar escondido, olhando de longe o que a câmera está vendo de perto; o foco estimado, o posicionamento das aves e seus filhotes ‘sabe-lá-deus-como’, horas de espera. Enfim, um misto de paciência e conhecimento aprofundado dos hábitos das aves. E muitos filmes gastos.

Este trabalho de mais de uma década fotografando ninhos permitiu o lançamento do livro “Berços da Vida – Ninhos das Aves”, pela Editora Terceiro Nome. Atualmente, Dante trabalha em planos de manejo e estudo de impacto ambiental em Unidades de Conservação por todo o Brasil, grava infindáveis cantos e fotografa ninhos de pássaros, alguns raros e com privilégio de descobrir espécies novas! Apesar do interesse na fotografia como uma forma de documentação, “o maior trunfo é a descoberta do ninho em si e não sua imagem” finaliza, como todo bom biólogo.

  • Adriano Gambarini

    É geólogo de formação, com especialização em Espeleologia. É fotografo profissional desde 92 e autor de 14 livros fotográfico...

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.