Reportagens

Abrem-se as cortinas

Começa em Goiás o 10º Festival Internacional de Cinema Ambiental. Proposta é unir cultura e preservação em um mesmo espaço.

Cristiane Prizibisczki ·
10 de junho de 2008 · 16 anos atrás

Começou hoje na Cidade de Goiás (GO), município de pouco mais de 28 mil habitantes e que fica a 136 quilômetros de Goiânia, o 10º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). Na mostra competitiva deste ano concorrem 22 trabalhos, entre longas, médias e curtas-metragem, filmes 35 milímetros, séries de TV e vídeos. Os vários formatos foram incluídos em uma mesma disputa porque, segundo os organizadores do Festival, “o que importa é o tema”.

Além das mostras de filmes e atividades paralelas, o FICA deste ano também inseriu em sua programação outras ações focadas mais diretamente na preservação, como o Fórum “O Cerrado, o clima e o meio ambiente”, cujo objetivo é “indicar caminhos para a valorização e conservação” deste bioma, que, segundo dados da WWF, possui somente 19,5 % de sua vegetação original em bom estado.

Durante o evento, a expectativa é que passem por esta pacata cidade goiana cerca de 200 mil pessoas. E O Eco estará por aqui, para conferir o resultado deste “caldo” entre cultura e meio ambiente.

Abaixo, você confere trechos do curta-metragem “Antártida”, que mostra a mais recente missão do Programa Antártico Brasileiro. Confira!

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Salada Verde
24 de maio de 2024

Comissão da Câmara aprova projeto que aumenta pena para crime ambiental na Amazônia

Proposta também inclui penalização de servidores e agentes públicos que se omitirem diante de tais crimes. Ascema vai avaliar conteúdo do texto

Notícias
24 de maio de 2024

Desastres ambientais afetaram 418 milhões de brasileiros em 94% das cidades, diz estudo

Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que cada brasileiro enfrentou, em média, mais de duas situações de desastre entre 2013 e 2023

Salada Verde
24 de maio de 2024

A despedida da flor-de-maio 

A bela floração dessa espécie endêmica da Mata Atlântica dura de 15 a 20 dias e ocorre somente uma vez por ano

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.