Reportagens

Organizados para saquear a natureza

Desmatamento ilegal, caça de animais silvestres, tráfico e corrupção. Relatório mostra como criminosos lucram alto, em todo o mundo, praticando delitos contra o meio ambiente.

Daniel Mello ·
24 de outubro de 2008 · 17 anos atrás
Pedaços de animais à venda: cabeça de pica-pau, pênis de quati e garras de preguiça. (Foto: Marcelo Pavlenco)
Pedaços de animais à venda: cabeça de pica-pau, pênis de quati e garras de preguiça. (Foto: Marcelo Pavlenco)
O estudo da EIA estabelece uma pequena lista de soluções para enfrentar os crimes apresentados. Entre elas está o combate à corrupção, presente em quase todas as situações relatadas. Também a vontade política, aliada a cooperação internacional para o desenvolvimento de ações de investigação e inteligência contra os delitos que envolvem recursos naturais.

Leia também

Salada Verde
9 de dezembro de 2025

Começa a ganhar forma uma nova frente contra o tráfico de espécies no Brasil

Plano nacional em construção promete integrar, fortalecer e orientar políticas públicas contra esse grave crime ambiental

Notícias
9 de dezembro de 2025

Senado aprova PEC do marco temporal às vésperas do julgamento no STF

Aprovado em dois turnos no mesmo dia, votação contou com discursos racistas e denominação aos povos originários de forma indevida

Análises
9 de dezembro de 2025

Equilíbrio, harmonia e estabilidade podem transformar os cuidados com incêndios em gestão de fogo 

A longa travessia entre a teoria do manejo integrado e sua prática no território brasileiro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.