Reportagens

COP esvaziada

A dois dias do fim das negociações sobre clima, ONGs deixam protesto silencioso nos estandes em que apresentavam campanhas e programas, acusando organização dinamarquesa de anti-democrática.

Redação ((o))eco ·
17 de dezembro de 2009 · 16 anos atrás

 

"Sociedade civil foi removida das negociações. Como vocês podem decidir sobre nós sem nós?" (foto Andreia Fanzeres)
"Sociedade civil foi removida das negociações. Como vocês podem decidir sobre nós sem nós?" (foto Andreia Fanzeres)
 

Depois da pancadaria promovida pela polícia dinamarquesa do lado de fora do Bella Center ontem ao tentar conter protestos da sociedade civil indignada com tantas restrições de acesso à COP15, hoje os corredores estão mais vazios. Apenas 300 membros de ONGs, dos 22 mil registrados, foram autorizados a entrar “por razões de segurança” devido à presença de chefes de estado. A solução foi expressar a indignação deixando cartazes no espaço antes dedicado à participação das entidades. A organização da COP15 instalou novos detectores de metais dentro da sala de imprensa, que deveriam operar nesta quinta e sexta-feira. Felizmente eles ainda não estão funcionando, para alívio dos jornalistas que enfrentariam ainda mais filas para circular dentro do centro de convenções. Além de ter que mostrar a credencial dezenas de vezes, todas as pessoas já são obrigadas a passar por detectores para ingressar no Bella Center.

Leia também

Notícias
26 de janeiro de 2026

Conheça as cinco novas unidades de conservação do Ceará

O governo cearense criou cinco UCs que protegem cerca de 80 mil hectares na Caatinga e ajudam a combater a desertificação que avança no semiárido brasileiro

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

Capobianco presidirá a COP 15 das Espécies Migratórias

Secretário-executivo do MMA liderará a Conferência das Partes, que este ano ocorrerá em Mato Grosso do Sul; é a primeira vez que o Brasil sedia o evento

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

UTE São Paulo: Ibama nega licença prévia para a maior termelétrica a gás fóssil do país

Órgão ambiental arquivou processo de licenciamento após verificar falhas no Estudo de Impacto Ambiental apresentado; Usina estava projetada para ser construída em Caçapava (SP)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.