Salada Verde

Liberais e preservacionistas?

Defensora irredutível do liberalismo econômico, revista Economist lança debate sobre a importância da natureza intocada além do valor econômico dos recursos e serviços que podem ser explorados. 

Gustavo Faleiros ·
11 de outubro de 2011 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A revista The Economist, considerada uma das publicações mais influentes de todo mundo, lançou um debate interessante em seu site na internet. Representação do espírito liberal, no melhor estilo Adam Smith, os árduos defensores da economia de mercado parecem terem se tornado também ferrenhos defensores da preservação da natureza. O argumento posto em uma tradução literal é o seguinte “Esta publicação acredita que a natureza intocada tem valor além dos recursos e outros serviços que se possam extrair dela”.

Até o momento, a maioria (91%) dos leitores que participam do debate concordam com a afirmação. Os 9% que não concordam foram representados pelo pesquisador americano Lee Lane, do Hudson Institute, que afirma que tal pensamento, como colocado pela Economist, choca-se com a necessidade de países pobres ou em desenvolvimento de utilizar suas florestas como fonte de renda.

Nesta terça, participa também do debate o fundador e atual CEO da Conservation International, Peter Seligmann, que tenta deixar o debate menos polarizado e conta como a conservação da natureza, desde a fundação da ONG há 25 anos, mudou. Segundo ele, mesmo com todos os esforços feitos para proteger os ecossistemas, a qualidade ambiental no planeta só deteriorou. “O movimento ambiental falou em mostrar que os humanos necessitam da natureza além do prazer”, ele escreve.
 
Aqui vale recorrer a um dos artigos mais lidos em ((o))eco, escrito por Suzana Pádua – “Afinal, qual a diferença entre preservação e conservação”, onde ela, assim como Seligmann, discute as mudanças recentes do movimento ambiental. Quem vê a Economist embarcando neste debate, logo se pergunta: será que os arautos do liberalismo se tornaram preservacionistas? 

Para ver o debate da Economist, clique aqui

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.