Salada Verde

Izabella Teixeira bate boca com manifestantes na Rio+20

Alvo de protesto, Ministra do Meio Ambiente responde a perguntas sobre Belo Monte, Código Florestal e política ambiental no Riocentro

Daniele Bragança ·
22 de junho de 2012 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Evento realizado na Rio+20. Foto: Ascom/MMA.

Informalmente, tradutores oficiais da Rio+20 elegeram o momento mais constrangedor da conferência: o bate-boca, ontem, na Tenda 2 do Riocentro, entre a ministra Izabella Teixeira e manifestantes. A discussão caiu no Youtube.

O vídeo, de 9 minutos e 44 segundos, registra o momento em que uma manifestante começa a gritar, em inglês, contra a política ambiental do Brasil. Izabella é a todo momento interrompida, mas consegue retomar a fala e responde aos manifestantes. A qualidade das imagens não é boa, mas vale assistir para ouvir as explicações da ministra sobre o Código Florestal, Belo Monte e democracia.

Em trecho, perto da metade do vídeo, Izabella diz:

Belo Monte não foi licenciada por mim, Belo Monte foi licenciada pelo ministro Carlos Minc. Belo Monte foi uma decisão tomada pelo licenciamento do Ibama, que eu estou fazendo todos os esforços, acabei de fazer reunião com 30 lideranças indígenas, exatamente, para corrigir se estiver mal feito.

O barraco aconteceu quando a ministra Izabella participava da mesa denominada “Política brasileira de redução do desmatamento: lições aprendidas, desafios e oportunidades para a cooperação internacional”.

Estava presentes: Luciano Coutinho, presidente BNDES; Johaness Eck, representante da Casa Civil do Brasil; Deborah Wetzel, do Banco Mundial; Jane Smart, das Nações Unidas; e Tarso Azevedo, especialista em política florestal.

O site do Ministério do Meio Ambiente publicou um texto sobre o encontro, mas não registrou o incidente com os manifestantes.

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.