Salada Verde

Ibama dá licença para linhas de transmissão do rio Madeira

Primeira parte do licenciamento foi concluído na sexta. Licença prévia dará início aos estudos da linha que ligará Taubaté a Nova Iguaçu.

Marcio Isensee e Sá ·
15 de janeiro de 2013 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Ibama dá sinal verde para o inicio do licenciamento das linhas de transmissão que ligará Taubaté. Foto: Marcello Casal Jr/ABr/Arquivo.
Ibama dá sinal verde para o inicio do licenciamento das linhas de transmissão que ligará Taubaté. Foto: Marcello Casal Jr/ABr/Arquivo.

Passando por 22 municípios entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o Ibama concedeu a licença prévia para a construção da linha de transmissão Taubaté-Nova Iguaçu, com extensão de aproximadamente 257 quilômetros. A Linha vai ligar a subestação Araraquara 2, de São Paulo, aos principais centros de carga do Sudeste. A energia vem das Usinas do Rio Madeira.

Há quase um ano, o Ibama deu a licença de instalação das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, também conhecidas como Usinas do Madeira: o chamado “linhão do Madeira” percorrerá 2.420 km de extensão, de Porto Velho (RO) a Araraquara (SP), cortando 85 municípios em cinco estados até a subestação de Araraquara 2.

Agora, uma nova linha será feita entre a subestação de Araraquara para Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro. Além da linha de trasmissão, a licença concedida na sexta-feira pelo Ibama contempla a ampliação da Subestação Taubaté e a construção da Subestação Nova Iguaçu.

As usinas do rio Madeira brigam na Justiça pelo direito de expandir a capacidade de energia produzida. Como Santo Antônio e Jirau funcionam no mesmo rio, a expansão de uma acarreta em diminuição da capacidade da outra. Com nove turbinas prontas e operando comercialmente desde março do ano passado, as obras na usina de Santo Antônio deverão terminar em 2015, quando as 44 turbinas estiverem em operação. Com 9 em funcionamento, a hidrelétrica está produzindo 644MW.

Já a hidrelétrica Jirau deve começar a operar no primeiro trimestre de 2013.

  • Marcio Isensee e Sá

    Marcio Isensee e Sá é comunicador e gestor de conteúdo, especializado em jornalismo e audiovisual socioambiental. Atua na lid...

Leia também

Notícias
29 de janeiro de 2026

Brasil possui 67 milhões de hectares sem informação de titularidade

Área é maior do que a França. Termômetro do Código Florestal mostra que apenas 10% dos cadastros ambientais rurais já foram analisados pelo poder público

Salada Verde
29 de janeiro de 2026

ANP agenda auditorias em sonda da Petrobras após vazamento na Foz do Amazonas

Marcado para fevereiro, as inspeções ocorrem após a suspensão da perfuração por vazamento de fluido e devem definir se o poço na margem equatorial poderá retomar as operações

Reportagens
29 de janeiro de 2026

Licenciamento ignorou reserva ambiental situada a 1,2 km do Aeródromo do Açu

Inea emitiu licença de operação sem cobrar da Aeropart estudo sobre impactos dos voos no Refúgio de Vida Silvestre da Lagoa do Taí

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.