Salada Verde

Ibama dá licença para linhas de transmissão do rio Madeira

Primeira parte do licenciamento foi concluído na sexta. Licença prévia dará início aos estudos da linha que ligará Taubaté a Nova Iguaçu.

Marcio Isensee e Sá ·
15 de janeiro de 2013 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Ibama dá sinal verde para o inicio do licenciamento das linhas de transmissão que ligará Taubaté. Foto: Marcello Casal Jr/ABr/Arquivo.
Ibama dá sinal verde para o inicio do licenciamento das linhas de transmissão que ligará Taubaté. Foto: Marcello Casal Jr/ABr/Arquivo.

Passando por 22 municípios entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o Ibama concedeu a licença prévia para a construção da linha de transmissão Taubaté-Nova Iguaçu, com extensão de aproximadamente 257 quilômetros. A Linha vai ligar a subestação Araraquara 2, de São Paulo, aos principais centros de carga do Sudeste. A energia vem das Usinas do Rio Madeira.

Há quase um ano, o Ibama deu a licença de instalação das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, também conhecidas como Usinas do Madeira: o chamado “linhão do Madeira” percorrerá 2.420 km de extensão, de Porto Velho (RO) a Araraquara (SP), cortando 85 municípios em cinco estados até a subestação de Araraquara 2.

Agora, uma nova linha será feita entre a subestação de Araraquara para Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro. Além da linha de trasmissão, a licença concedida na sexta-feira pelo Ibama contempla a ampliação da Subestação Taubaté e a construção da Subestação Nova Iguaçu.

As usinas do rio Madeira brigam na Justiça pelo direito de expandir a capacidade de energia produzida. Como Santo Antônio e Jirau funcionam no mesmo rio, a expansão de uma acarreta em diminuição da capacidade da outra. Com nove turbinas prontas e operando comercialmente desde março do ano passado, as obras na usina de Santo Antônio deverão terminar em 2015, quando as 44 turbinas estiverem em operação. Com 9 em funcionamento, a hidrelétrica está produzindo 644MW.

Já a hidrelétrica Jirau deve começar a operar no primeiro trimestre de 2013.

  • Marcio Isensee e Sá

    Marcio Isensee e Sá é fotógrafo e videomaker. Seu trabalho foca principalmente na cobertura de questões ambientais no Brasil.

Leia também

Notícias
5 de julho de 2024

Associação de procuradores ambientais propõe ajustes nas autorizações de desmatamento

Nota técnica da Associação Brasileira de Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA) alerta para descontrole de autorizações de supressão, especialmente no Cerrado

Salada Verde
5 de julho de 2024

Próximo Congresso Brasileiro de Trilhas ganha data e local

Terceira edição do congresso, organizado pela Rede Brasileira de Trilhas. será realizada de 14 a 17 de novembro na cidade de São Paulo

Reportagens
5 de julho de 2024

Coordenadas por brasileira, academias de ciências do G20 recomendam ações em cinco áreas críticas

Organizações sugerem que as maiores economias adotem ações em inteligência artificial, bioeconomia, transição energética, desafios à saúde e justiça social

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.