Salada Verde

Chamada pública discute emergências em barragens

Agência Nacional das Águas convoca população para debater regulamentação do Plano de Ações de Emergência. Consulta acontece até 15 de março.

Redação ((o))eco ·
16 de janeiro de 2013 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Público vai ajudar Agência Nacional das Águas a definir diretrizes para a segurança em barragens. Acima, a barragem da hidrelétrica de Itaipu. Foto: Daniele Bragança.
Público vai ajudar Agência Nacional das Águas a definir diretrizes para a segurança em barragens. Acima, a barragem da hidrelétrica de Itaipu. Foto: Daniele Bragança.

A Agência Nacional de Águas convocou a população para debater regulamentação do Plano de Ações de Emergência do setor. A audiência pública foi aberta no começo da semana (14). Interessados podem participar até o dia 15 de março.

A Política Nacional de Segurança de Barragens foi instituída em 2010, através da Lei nº 12.334, de 20 de setembro de 2010.  A partir daí, a Agência Nacional das Águas (ANA) assumiu a atribuição de organizar, implantar e gerir o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB), além de promover a articulação entre os órgãos fiscalizadores de barragens; coordenar a elaboração e o encaminhamento ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) do Relatório de Segurança de Barragens; fiscalizar a segurança das barragens por ela outorgadas (em corpos hídricos de domínio da União); e manter cadastro atualizado daquelas sob sua supervisão.

Para contribuir para o fortalecimento da política, visite o portal da Audiência Pública da ANA.

Leia também

Reportagens
12 de setembro de 2024

Um drama sertanejo: destruição da Caatinga encurrala macaco ameaçado

Avanço dos pastos sobre as florestas no bioma isola cada vez mais os guigós-da-caatinga, que seguem desprotegidos e com futuro incerto

Notícias
11 de setembro de 2024

Governo avalia meios para confiscar terras de autores de incêndios criminosos, diz Marina

Ministra afirmou que governo estuda possibilidade de aplicar regramento utilizado para confiscar terras onde há trabalho análogo à escravidão; ela defendeu endurecimento das punições

Salada Verde
11 de setembro de 2024

Plataforma permite que eleitores chequem propostas sobre combate às mudanças climáticas de candidaturas municipais

Candidatos podem se cadastrar gratuitamente na plataforma. A campanha ‘Vote pelo Clima’ visa conectar eleitores com candidaturas alinhadas com a adaptação e mitigação climáticas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.