Salada Verde

Destinação correta dos eletroeletrônicos é tema de edital

Documento fixa critérios mínimos para assinatura de empresas com o governo. Descarte inadequado desses produtos gera problemas ambientais.

Redação ((o))eco ·
25 de fevereiro de 2013 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Descarte incorreto de eletroeletrônicos é perigoso para o meio ambiente e para a saúde. Foto: Coletivo verde
Descarte incorreto de eletroeletrônicos é perigoso para o meio ambiente e para a saúde. Foto: Coletivo verde

O Ministério do Meio Ambiente avança na regularização dos resíduos sólidos. Após lançar um portal apenas para tratar do assunto, o ministério publicou na semana passada edital que trata do sistema de logística reversa de eletroeletrônicos e seus componentes. O documento já está à disposição dos interessados no site do MMA e estabelece critérios para a viabilização de acordos entre governo e setor empresarial.

Por exemplo, o edital fixa prazo de 120 dias para as empresas que produzem eletroeletrônicos apresentem propostas que definam os detalhes de como funcionará o sistema de logística reversa do setor. Detalhes como a localização e a quantidade dos pontos de coleta e quem será responsável por recolher o produto.

“Este tipo de resíduo, cada vez mais presente no cotidiano, por conter elementos tóxicos como metais pesados em sua composição, representa um risco à saúde pública e ao meio ambiente ao ser descartado de forma indevida”, afirmou Sabrina Andrade, analista ambiental da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) do MMA, em nota publicada no site do Ministério.

Estão em análise e aguardam a aprovação do Comitê Orientador (CORI) propostas semelhantes de acordos setoriais, como das indústrias de lâmpadas fluorescentes e de embalagens em geral.

 

Leia também

Análises
19 de dezembro de 2025

Consórcio de cacau com nativas fortalece a bioeconomia no Sul da Bahia

A alternativa sustentável e de baixo carbono torna o sistema produtivo mais resistente e o fruto comercialmente mais interessante para o mercado

Colunas
19 de dezembro de 2025

Vem aí o Próximo Congresso Mundial de Áreas Protegidas e Conservadas

Breve histórico dos congressos anteriores, temas para o próximo e importância das metas globais de biodiversidade

Notícias
19 de dezembro de 2025

A herança maldita da pesca predatória no Brasil desde a colonização

Com base em registros históricos desde 1500, pesquisa revela efeitos de longo prazo da pesca nas populações de espécies marinhas brasileiras, como baleias, peixe-boi e garoupas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.