![]() |
Para que serve o esterco de gado além de fertilizante? Em Israel, os dejetos desses animais serão usados como matéria-prima para a geração de energia elétrica. A usina de biogás Be’er Tuviya, de propriedade da Eco Energy, entrou em operação na última segunda-feira (04) e usará o metano do esterco para gerar energia para cerca de 6 mil casas.
Funciona da seguinte maneira, os dejetos serão coletados e transportados em contêineres fechados. Após o transporte, sofrerão processo de pasteurização e ficarão armazenados em tanques de concreto vedados para produzir gás metano. Essa é a forma de produzir eletricidade a partir do esterco. O que sobrar poderá ser utilizado como fertilizante. Serão utilizados os dejetos de 14 mil vacas, além de quase 15% dos dejetos de todas as fazendas de frango e laticínios de Israel.
Avaliada em 2, 6 milhões de dólares, a usina de biogás Be’er Tuviya é a maior do país e entrará em plena operação em alguns meses. A utilização do metano — um dos vilões do aquecimento global — na produção de energia é uma importante medida de cunho ambiental, pois evita que o gás seja liberado para a atmosfera. garante também que os dejetos do gado e das aves não serão despejados em lugares impróprios, além de evitar o acúmulo de moscas e odores.
Leia também
Três anos após tragédia, 203 hectares de encostas em São Sebastião seguem em recuperação
Deslizamentos ocorridos em fevereiro de 2023 deixaram 853 cicatrizes de desmatamento na cidade. Cerca de 70% da área já está recoberta de vegetação →
Disputas e contradições continuam após a COP30
Plano Clima indica desafios de implementação; evitar mudanças profundas continua sendo uma linha de ação que envolve greenwashing, lobby e circulação de desinformação →
Como transformar a meta 30×30 de um slogan político para uma realidade ecológica
O recém-aprovado Tratado do Alto-Mar oferece uma oportunidade de proteger o oceano como nunca antes →






