Análises

Pepito, um Macho Man com um chifre e tanto

Como Darwin notou, características sexuais secundárias extravagantes decorrem da competição entre os machos pela preferência das fêmeas.

Fabio Olmos ·
8 de novembro de 2012 · 13 anos atrás

Esse é Pepito, um Dynastes neptunus que conheci na Area de Conservacíon Privada Abra Patricia, uma reserva adquirida e administrada pela Associacíon Ecosistemas Andinos – ECOAN, uma das mais atuantes ONGs conservacionistas do Peru.

Abra Patricia é uma meca para os observadores de aves, que podem encontrar espécies raríssimas, como a Lechuzita Bigotona Xenoglaux loweryi, e desfrutar de excelente hospedagem na Owlet Lodge. É um bom modelo que poderia ser utilizado em unidades de conservação por aqui.


Clique para ampliar

Pepito chama atenção por ser um artrópode realmente grande e por seus chifres. Esses estão presentes apenas nos machos, que os usam em lutas pelas fêmeas e são um sinal “honesto” da qualidade do indivíduo. Como Darwin notou em seu livro A Descendência do Homem e Seleção em Relação ao Sexo, uma força evolutiva poderosa é consequência da combinação da escolha das fêmeas com a competição por elas que ocorre entre os machos. Essa triagem sexual dá origem a caracteres sexuais secundários extravagantes.. 

Alguns teorizam que entre estes estão nosso cérebro e nossa sofisticada capacidade de comunicação e empatia, equivalentes intelectuais à cauda do pavão. A ideia é que as proto-humanas primitivas valorizavam mais um bom papo e a inteligência do que o jeito troglodita de ser, e isso condicionou a evolução humana.  Dito isso, vale lembrar que as pressões seletivas do passado não são necessariamente as mesmas do presente…


Autor deste blog, Fabio Olmos é biólogo e doutor em zoologia. Tem um pendor pela ornitologia e gosto pela relação entre ecologia, economia e antropologia. Seu último livro, sobre ecossistemas brasileiros e conservação, é Espécies e Ecossistemas.

 

  • Fabio Olmos

    Biólogo, doutor em zoologia, observador de aves e viajante com gosto pela relação entre ecologia, história, economia e antropologia.

Leia também

Notícias
29 de janeiro de 2026

Brasil possui 67 milhões de hectares sem informação de titularidade

Área é maior do que a França. Termômetro do Código Florestal mostra que apenas 10% dos cadastros ambientais rurais já foram analisados pelo poder público

Salada Verde
29 de janeiro de 2026

ANP agenda auditorias em sonda da Petrobras após vazamento na Foz do Amazonas

Marcado para fevereiro, as inspeções ocorrem após a suspensão da perfuração por vazamento de fluido e devem definir se o poço na margem equatorial poderá retomar as operações

Reportagens
29 de janeiro de 2026

Licenciamento ignorou reserva ambiental situada a 1,2 km do Aeródromo do Açu

Inea emitiu licença de operação sem cobrar da Aeropart estudo sobre impactos dos voos no Refúgio de Vida Silvestre da Lagoa do Taí

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.