Análises

Pepito, um Macho Man com um chifre e tanto

Como Darwin notou, características sexuais secundárias extravagantes decorrem da competição entre os machos pela preferência das fêmeas.

Fabio Olmos ·
8 de novembro de 2012 · 9 anos atrás

Esse é Pepito, um Dynastes neptunus que conheci na Area de Conservacíon Privada Abra Patricia, uma reserva adquirida e administrada pela Associacíon Ecosistemas Andinos – ECOAN, uma das mais atuantes ONGs conservacionistas do Peru.

Abra Patricia é uma meca para os observadores de aves, que podem encontrar espécies raríssimas, como a Lechuzita Bigotona Xenoglaux loweryi, e desfrutar de excelente hospedagem na Owlet Lodge. É um bom modelo que poderia ser utilizado em unidades de conservação por aqui.


Clique para ampliar

Pepito chama atenção por ser um artrópode realmente grande e por seus chifres. Esses estão presentes apenas nos machos, que os usam em lutas pelas fêmeas e são um sinal “honesto” da qualidade do indivíduo. Como Darwin notou em seu livro A Descendência do Homem e Seleção em Relação ao Sexo, uma força evolutiva poderosa é consequência da combinação da escolha das fêmeas com a competição por elas que ocorre entre os machos. Essa triagem sexual dá origem a caracteres sexuais secundários extravagantes.. 

Alguns teorizam que entre estes estão nosso cérebro e nossa sofisticada capacidade de comunicação e empatia, equivalentes intelectuais à cauda do pavão. A ideia é que as proto-humanas primitivas valorizavam mais um bom papo e a inteligência do que o jeito troglodita de ser, e isso condicionou a evolução humana.  Dito isso, vale lembrar que as pressões seletivas do passado não são necessariamente as mesmas do presente…


Autor deste blog, Fabio Olmos é biólogo e doutor em zoologia. Tem um pendor pela ornitologia e gosto pela relação entre ecologia, economia e antropologia. Seu último livro, sobre ecossistemas brasileiros e conservação, é Espécies e Ecossistemas.

 

  • Fabio Olmos

    Biólogo, doutor em zoologia, observador de aves e viajante com gosto pela relação entre ecologia, história, economia e antropologia.

Leia também

Notícias
21 de outubro de 2021

Até 2020 Rondônia não possuía lei para regular destinação de terras públicas

Estado tem quase 30% de seu território ocupado por terras não destinadas. Briga entre Legislativo e Executivo rondonienses dificultam formalização dos processos

Reportagens
21 de outubro de 2021

Superintendente dá aval para obras que ameaçam habitat de peixe das nuvens cearense

Duplicação de rodovia no litoral do Ceará foi embargada pelo Ibama em janeiro para proteger espécie de peixe das nuvens ameaçada. Com desembargo, pesquisadores temem pela destruição do habitat já restrito da espécie

Notícias
20 de outubro de 2021

Desmatamento na Amazônia já chega a quase 9 mil km² em 2021, mostra Imazon

Somente em setembro foram destruídos 1.224 km² de floresta, área equivalente a mais de 4 mil campos de futebol por dia. Números sãos os maiores em 10 anos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta