Notícias

Ibama nega que investiga origem do apagão no Nordeste

Brigadistas do órgão foram chamados para controlar o incêndio no Piauí, local onde as chamas teriam atingido as linhas de transmissão.

Redação ((o))eco ·
30 de agosto de 2013 · 13 anos atrás

Na foto, brigadistas em treinamento de combate ao fogo. Foto: Rodrigo de Moraes Falleiro/Ibama
Na foto, brigadistas em treinamento de combate ao fogo. Foto: Rodrigo de Moraes Falleiro/Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) soltou nota negando a informação que estaria investigando o incêndio que possivelmente causou o blecaute que deixou todos os estados do Nordeste sem energia. O apagão aconteceu na última quarta-feira (28). Segundo a nota, a perícia feita pelo Ibama é para apurar as origens do incêndio, visando a responsabilização dos culpados.

“Foi constatado que algumas dessas frentes se aproximaram dos linhões de energia, no entanto, o Ibama não tem elementos técnicos para avaliar a influência do fogo na integridade da linha”, afirma o comunicado.

De acordo com o órgão ambiental, moradores do assentamento Santa Clara, em Canto do Buriti, no Piauí, acionaram o Ibama após avanço de queimadas no local. O programa Brigadas Federais, executado pelo órgão, combate incêndios em áreas públicas federais, como unidades de conservação, assentamentos do Incra e terras indígenas e por isso eles foram chamados.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Cerca de 45 brigadistas trabalharam para controlar as chamas, que também atingiram os linhões de energia.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a queda de duas linhas de transmissão foi responsável pela interrupção no fornecimento de energia no Nordeste. As duas foram desligadas por causa de queimadas.

 

 

Leia Também
Afinal, quem tem medo do apagão?
Em ano de apagão, energia é foco
Energia: qual e para quem?

 

 

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
4 de agosto de 2026

Carta pela reconstrução da governança ambiental será lançada nesta quarta na Alesp

Documento lançado pelo Proam propõe reconstruir governança ambiental com foco em ciência, planejamento e adaptação climática

Salada Verde
4 de agosto de 2026

Tribunal nega recurso para liberar obras da tirolesa no Pão de Açúcar

Decisão do TRF2 preserva efeitos da sentença que anulou licenças ambientais do projeto da tirolesa entre os morros da Urca e do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro

Colunas
4 de agosto de 2026

Sobre o preço do tomate e o que acontece lá fora, na Antártica

O continente mais frio da Terra está muito mais próximo do nosso cotidiano do que imaginamos. Do preço do tomate às mudanças climáticas, entender a Antártica é compreender como funciona a nossa existência

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.