Salada Verde

Mato Grosso não presta contas sobre falta de transparência

Acusada de dificultar acesso a informações florestais, Secretaria Ambiental de Mato Grosso não comparece a audiência do Ministério Público Estadual.

Redação ((o))eco ·
29 de abril de 2014 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Secretaria de Estado de Meio Ambiente não compareceu a audiência do MP que investiga as denúncias de falta de transparência.
Secretaria de Estado de Meio Ambiente não compareceu a audiência do MP que investiga as denúncias de falta de transparência.

O imbróglio envolvendo o Instituto Centro de Vida (ICV) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) ganhou mais um capitulo na semana passada. Após ser acusada pelo ICV de não implementar a legislação sobre transparência da informação florestal, a Sema foi chamada para se explicar perante o Ministério Público Estadual, mas não compareceu a audiência marcada para a última quinta-feira (17).

O ICV, que denunciou a situação em documento divulgado no início deste ano, soltou o verbo na sua página oficial no Facebook. Segundo o ICV, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente “não apresenta nenhuma das informações chave da gestão florestal com o detalhamento, a atualização e o formato adequados”, o que impede ao Ministério Público, ONGs e público em geral de acompanhar o número de propriedades embargadas, de saber quem foi multado, qual empresa ou proprietário teve autorização para suprimir vegetação e, principalmente, onde está ocorrendo desmatamento.

A Lei de Acesso à Informação entrou em vigor em maio de 2012. Ela obriga o poder público a fornecer as informações solicitadas por cidadãos, empresas e entidades da sociedade civil organizada, de implantar o Serviço de Informação ao Cidadão e a disponibilizar canais e formulários padrão para os pedidos de informação, instrumentos que ainda não foram criados pelo Sema.

 

 

Leia Também
Mato Grosso dificulta acesso a informações ambientais
Transparência Florestal em Mato Grosso 2
Para mudar a cara de Mato Grosso

 

 

 

Leia também

Externo
9 de janeiro de 2026

Peixes do rio Doce continuavam contaminados quatro anos após desastre de Mariana

Análise abrangente realizada em 2019 detectou o acúmulo de 13 metais pesados e outras substâncias tóxicas, desaconselhando o consumo por riscos à saúde humana

Salada Verde
9 de janeiro de 2026

Maior cajueiro do mundo vira unidade de conservação no Rio Grande do Norte

O Monumento Natural Estadual Cajueiro de Pirangi garante a proteção da árvore gigante, ponto turístico da praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim

Notícias
9 de janeiro de 2026

Ibama desmantela esquema de madeira ilegal no Pará e aplica mais de R$ 15 milhões em multas

Fiscalização em Altamira e Uruará identificou serrarias irregulares, descumprimento de embargos e indícios de extração em terras indígenas e áreas protegidas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.