Um rinoceronte javanês ou rinoceronte-de-java (Rhinoceros soudaicus) foi registrado mergulhando em um banho de lama no Parque Nacional Ujung Kulon, na ponta ocidental da ilha de Java, na Indonésia. Esse seria um registro comum se não fosse por um triste detalhe: a espécie é um dos animais mais raros e ameaçados de extinção do mundo, restando somente 68 indivíduos na natureza.
Os felizardos pelo encontro foram Robin Moore, biólogo e fotógrafo da conservação da Global Wildlife Conservation (GWC), e David Hermanjaya, cinegrafista do WWF (World Wide Fund for Nature) que participaram de uma expedição que durou 10 dias em Ujung Kulon.
A oportunidade de avistar o rinoceronte ocorreu na terceira noite como descreve no seu blog, o entusiasmado Robin Moore: “um rinoceronte surgiu do emaranhado de vegetação e se afundou no barro atrás de um pedaço de bambu. Eu nunca experimentei uma sensação de ser incapaz de pressionar o obturador na minha câmera, paralisado pela gravidade do momento, mas é isso que eu senti enquanto olhava incrédulo para essa criatura incrível na minha frente. A adrenalina corria através de mim e comecei a avaliar os riscos de assustar o rinoceronte com o menor movimento ou som. Quando o momento parecia certo, fechei o obturador”.
Os biólogos acreditam que os Rhinoceros sondaicus gastam uma quantidade considerável de tempo em chafurdos e rios para se refrescar e se livrar de insetos e parasitas. Acampando acima de um chafariz construído especificamente para esse propósito, Moore e Hermanjaya tiveram o encontro de uma vida inteira quando um deles realmente apareceu. “Foi o último que qualquer um de nós viu do rinoceronte javanês. Passamos mais cinco dias procurando na esperança de ver outra, mas realmente não importava que não tivéssemos tido outro vislumbre, pois cada um de nós estava indo para casa com um encontro de rinoceronte javanês que nunca esqueceremos”.
O rinoceronte-de-java (Rhinoceros sondaicus) é a mais rara das espécies de rinocerontes existentes. O último rinoceronte de Java na parte continental da Ásia foi abatido por caçadores em 2010, no Vietnã, que dizimou a espécie no país. Pouco se sabe sobre o animal devido aos seus hábitos solitários e a instabilidade política da área em que vivem. Sem conhecimento, a conservação do animal é um desafio.
Toda a população de rinocerontes javaneses está concentrada no Parque Nacional Ujung Kulon, Indonésia. Atualmente, o governo trabalha em conjunto com grupos de conservação como o WWF, o GWC, a International Rhino Foundation e a Indonesian Rhino Foundation (YABI), para salvar esta última população.
Assista ao vídeo do registo do animal:
Leia Também
Nepal usa alta tecnologia na luta contra a caça furtiva de rinocerontes
Leia também
Nepal usa alta tecnologia na luta contra a caça furtiva de rinocerontes
Com o uso de coleiras de GPS e drones, o país conseguiu ficar 365 dias consecutivos sem a prática de caça furtiva →
Kaziranga: a fortaleza dos rinocerontes
Neste parque no nordeste da Índia os caçadores ilegais são recebidos a tiro e o turismo é limitado. Animais ameaçados agradecem. →
O desaparecimento do Rinoceronte-de-java
Ele é o rinoceronte mais raro, menos conhecido e mais ameaçado do mundo. Com cerca de 60 animais, a população está em declínio. →