Mesmo com obstrução por parte dos ruralistas, o projeto de lei que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos foi aprovado na Comissão Especial montada para discutir o tema e segue agora para ser votada no plenário da Câmara dos Deputados.
Nascido de iniciativa popular encabeçada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), o projeto de lei tem um objetivo ousado: reduzir o uso de agrotóxicos nas atividades agrícolas, pecuária e extrativista. Tarefa nada simples para o maior consumidor desse tipo de produto no mundo.
O projeto estabelece zonas de uso restrito e zonas livres de agrotóxicos, como lugares próximos a residências, escolas e áreas protegidas. A proposta modifica a lei atual de agrotóxicos e proíbe o uso de produtos considerados extremamente tóxicos. A revalidação dos registros dos agroquímicos ocorrerão a cada dez anos.
“É um relatório que faz a gente repensar o modelo de agricultura preponderante hoje no Brasil e no mundo, na perspectiva de produção de uma alimentação mais sadia, para quem sabe – a partir de medidas de curto, médio e longo prazos – um dia estarmos livres dos agrotóxicos”, afirmou o deputado Nilto Tatto (PT-SP), relator do projeto na comissão.
Uma das mudanças incluídas pelo relator no projeto foi o incentivo para modelos agroecológicos, menos dependentes de insumos químicos para o controle de pragas e doenças agrícolas.
Se aprovado no plenário da Câmara, a proposta seguirá para apreciação no Senado.
*Com informações da Agência Câmara Notícias.
Leia Também
Deputados querem retirar Anvisa e Ibama da avaliação de agrotóxicos
Projeto de lei quer substituir a palavra “agrotóxico” por “fitossanitário”
Leia também
Projeto de lei quer substituir a palavra “agrotóxico” por “fitossanitário”
De autoria do senador Alvaro Dias (PV-PR), proposta quer adequar o termo à nomenclatura usada no Mercosul. →
Deputados querem retirar Anvisa e Ibama da avaliação de agrotóxicos
O que você prefere: comer um alimento com agrotóxicos ou defensivos fitossanitários? A adoção do nome menos "depreciativo" é apenas uma das mudanças previstas no chamado PL do Veneno →
Comissão Especial da Câmara aprova PL dos Agrotóxicos
Texto que muda legislação brasileira sobre agrotóxicos foi aprovado por 18 votos. Medida ainda terá de passar pelo Plenário da Câmara dos Deputados →