Notícias

Rede apresenta pedido de impeachment contra Ricardo Salles

Para partido, ministro do Meio Ambiente cometeu crime de responsabilidade por atuar de forma contrária ao que determina a Política Nacional do Meio Ambiente 

Daniele Bragança ·
22 de agosto de 2019 · 7 anos atrás
Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Foto: Gilberto Soares/MMA.

Senadores e deputada da Rede Sustentabilidade apresentaram na manhã desta quinta-feira (22) um pedido de impeachment do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ao Supremo Tribunal Federal (STF). O partido acusa o ministro de cometer crime de responsabilidade. O STF deverá analisar o caso.

O pedido foi protocolado pelos senadores Fabiano Contarato (Rede-ES), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e a deputada Joenia Wapichana (RR). Na peça, eles afirmam que o ministro descumpriu o “dever constitucional de proteção ao meio ambiente e dos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil”.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



“Em nosso entendimento, Salles cometeu crime de responsabilidade. Além disso, cabe destacar a omissão em relação ao aumento do desmatamento na Amazônia e das queimadas que estão atingindo a região. Pedimos o impeachment de Salles, sobretudo, em defesa do Meio Ambiente!”, escreveu o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), no Twitter.

“Resta evidente a relação de causalidade entre a omissão intencional da pasta ambiental e a irreversível degradação desse bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, para a presente e futuras gerações. A despeito do cenário desolador, o Ministro determinou o corte de 24% no orçamento do IBAMA, o que tem afetado diretamente as ações de fiscalização”, afirmam a bancada da Rede, na peça protocolada no STF.

Crime de responsabilidade

Bancada da Rede Sustentabilidade protocola pedido de impeachment de Ricardo Salles. Foto: Reprodução/Twitter.

O chamado crime de responsabilidade é uma conduta do agente público e a sanção é perda do cargo ou inelegibilidade para cargo político. A Lei nº 1.079/50 regula o crime de responsabilidade cometido por presidente da República, ministros de Estado e do Supremo Tribunal Federal, governadores e secretários de Estado. 

Segundo a Rede, a exoneração do servidor José Olímpio Augusto Morelli, que multou o então deputado federal Jair Bolsonaro, em 2012, configura como crime de responsabilidade.

Pela lei de 1950, pedidos de impeachment são protocolados e julgados no Congresso Nacional. Mas Constituição de 1988 também deu ao Supremo a competência para processar e julgar crimes de responsabilidade de ministros de Estado, e foi por isso que o pedido foi protocolado lá. 

 

Saiba Mais

Denúncia por crime de Responsabilidade – Doc na íntegra.

Leia Também 

Ricardo Salles quer rever todas as Unidades de Conservação federais do país e mudar SNUC

Ibama exonera fiscal que multou Bolsonaro por pesca em área protegida

Governo cumpre plano e esvazia Conama

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
29 de maio de 2019

Governo cumpre plano e esvazia Conama

Colegiado passa a ter 23 membros. Todos os setores representados no colegiado foram modificados. Só ministérios ligados ao desenvolvimento e economia mantiveram cadeira

Notícias
28 de março de 2019

Ibama exonera fiscal que multou Bolsonaro por pesca em área protegida

Após elaborar um laudo em que afirma que a infração do presidente  prescreveu, órgão exonera servidor que multou o então deputado de cargo comissionado  

Notícias
10 de maio de 2019

Ricardo Salles quer rever todas as Unidades de Conservação federais do país e mudar SNUC

Em entrevista ao Estadão, ministro disse que as áreas protegidas foram criadas “sem critério técnico” e que objetivo é fazer “um trabalho de revisão preciso na lei”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 8

  1. Flávio diz:

    O timming é perfeito: Com as declarações de Macron, a exposição da hipocrisia ambiental de Alemanha e Noruega, a suspeição levantada pela "resistência" no INPE e uso de recursos do Fundo da Amazônia por ONGs e a identificação da população de que as propostas da ONU configuram um ataque à soberania nacional e que o modelo defendido é de subdesenvolvimento e não desenvolvimento sustentável, a Rede consegue reforçar a mensagem de perseguição ao Salles por ambientalistas e ONGs…
    Na prática estão conseguindo rememorar a crise de credibilidade das ONGs em 2007, alvo de CPI e mobilizar a opinião pública contra a questão ambiental as vésperas de eleições municipais, palanques para 2022. Melhor impossível


    1. Glau D. diz:

      Fortalecendo ao IBAMA e auditorias externas acaba com qualquer "suspeita"! Quem deve, efetivamente, fiscalizar ao Executivo é o Legislativo.. o qual "inventou " Ministério Público (Procuradores)". Hipocrisia saia daqui agora! Botar fogo na Amazônia após "desacreditar" ao INPE botou o Salles no hospital(que mentiu sobre com ele chegou lá todo borrado e síndrome de pânico). Salles, até o o banqueiro (dono do Novo) te quer fora do partido… triste se não fosse tragicômico!


      1. Flávio diz:

        Meu amigo, em tese os poderes são independentes e se autorregulam, mas acreditar que o legislativo que fez parte do maior esquema de corrupção já visto, com direito de mensalão à esquartejamento da maquina pública com os resultados que conhecemos e que hoje são dirigidos pelo Maia, Alcolumbre e Centrão é no mínimo risivel (momento de vergonha alheia…). Deve considerar ainda que quem mentiu e foi desmentido foi o INPE e o botar fogo na Amazonia quem cara pálida? Os sindicatos rurais? ongueiros? grileiros? menos camarada, menos…


  2. Paulo diz:

    A sorte esta lançada.
    Mas que este ministro é cobra mandada, isto é.

    Mágico nas falas e nas cortinas de fumaça.


  3. Kappobiankow diz:

    Se a Marina é tão preocupada assim com a Constituição, como explicar que ela cometeu ato inconstitucional ao criar o tal Instituto ChicoMendes? Pesquisem lá o Acórdão da Adin 4029 no site do Supremo


  4. George diz:

    Não é culpa dele! Somos nos, as ONGs, tacando fogo em tudo. Os marcianos também não tem culpa, a não ser por abduzir o Queiroz.


    1. Albert Richards diz:

      O choro é livre para todas as idades


    2. Papagaio diz:

      Queiroz… Queiroz… Queiroz…