
Na última segunda-feira (22), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, participou de um evento para celebrar a renovação da cessão de uso gratuito do Parque Ecológico de Córrego Grande, em Florianópolis, à prefeitura da cidade por mais 5 anos. O parque municipal, criado em 2014, está em território da União, o que exige a cessão do Ministério do Meio Ambiente. O último contrato havia se encerrado em maio de 2019 e desde então, houve especulações de que o parque urbano poderia ser privatizado. Na direção contrária, o ministro anunciou durante o evento que pretende fazer a concessão definitiva à prefeitura de Florianópolis.
“O presidente usa sempre o lema: mais Brasil e menos Brasília. Nesse caso, menos Brasília, mais Florianópolis. Nós vamos tomar as medidas jurídicas para que a concessão seja concedida em caráter definitivo e não seja mais necessário ter que ficar renovando a cessão, por ora, está renovada a cessão, esse importante patrimônio da cidade continua com a cidade”, declarou Salles durante a cerimônia. O próximo passo para a cessão definitiva é elaborar um Projeto de Lei, que deverá ser feito através do Ministério do Meio Ambiente.
A demora de um ano para renovar a cessão e o medo de que o parque fosse parar nas mãos da iniciativa privada e de que o acesso à área pudesse começar a ser cobrado, levou os moradores a iniciar um abaixo-assinado, que coletou mais de 54 mil assinaturas pedindo pela renovação por parte do Ministério.
O evento ocorreu no próprio parque e contou com a participação do prefeito da cidade, Gean Loureiro. “Foi uma vitória da comunidade que se uniu em prol do meio ambiente. O Parque do Córrego Grande é de Florianópolis. A nossa cidade precisa dele”, comentou Loureiro.
O parque possui 21 hectares e, de acordo com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério do Meio Ambiente, recebe diariamente a visita aproximadamente de 800 pessoas.
🍃 Os parques municipais ainda estão fechados devido à pandemia, mas esse vídeo é só pra avisar que a cessão do Parque do Córrego Grande ao município foi renovada e que em breve, o local será definitivamente NOSSO!
O parque fica em Floripa! 😍🌳 pic.twitter.com/ouNNRR9sjz
— Prefeitura de Florianópolis (@scflorianopolis) June 23, 2020
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Cientistas registram primeiro caso de anta com anomalia de pigmentação
Animal raro foi documentado por armadilhas fotográficas no Cerrado, dentro do Parque Estadual Veredas do Peruaçu, norte de Minas Gerais →
World Cleanup Day mobiliza voluntários para limpar praias em nove municípios
Ações da Rede Biomar integram limpeza de praias, ciência cidadã e educação ambiental; Mobilização ocorre em setembro em praias de Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas e Pernambuco →
Data center pega de surpresa cidade mineira que sofre com falta d’água
A Atlas Renewable Energy está planejando um data center de 1 gigawatt no município de Paracatu, que supera a capacidade de energia combinada de todas as instalações desse tipo atualmente instaladas no Brasil →


21 hectares! Não é assunto pra União mesmo, repassa logo pra Prefeitura. Mesma coisa pra várias pequenas UCs federais que seriam de mais valia para os Estados e Municípios, que poderiam melhor administrá-las, aliviando a União para cuidar melhor das restantes.
Exatamente.