Com as constantes interferências do governo federal no trabalho de órgãos responsáveis pela preservação do ecossistema, aumenta a importância de iniciativas que contribuem com a reeducação ambiental. Para promover a conscientização com foco na conservação do meio ambiente em diferentes partes do mundo, está sendo organizada a Grande BioBlitz do Hemisfério Sul.
Realizada do dia 25 a 28 de setembro, a iniciativa convoca pessoas a registrarem e compartilharem a biodiversidade onde quer que elas estejam. De acordo com os organizadores da campanha, vale fazer fotos ou vídeos de animais, plantas e fungos em locais como jardins, áreas urbanas, áreas rurais, parques, praias e a própria casa. Eles ainda advertem que os interessados devem seguir as recomendações de prevenção contra a COVID-19.
Com o mesmo formato do City Nature Challenge (Desafio da Natureza na cidade, em tradução livre), realizado todos os anos em abril, durante a primavera no hemisfério norte, o evento convoca as pessoas a postarem seus registros na plataforma iNaturalist (link em inglês). O participante precisará apenas criar um perfil antes de fazer a publicação e verificar se a sua cidade ou região está cadastrada .
“Por meio do BioBlitz, há uma aproximação da sociedade civil e cientistas. Os registros feitos no iNaturalist acabam contribuindo para a ciência, porque alguns pesquisadores podem se utilizar desses dados para desenvolver estudos de distribuição das espécies”, afirma Jana Souza, professora do Departamento Acadêmico de Química e Biologia, em um informativo da UTFPR. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná é a articuladora da iniciativa.
Para mais informações, acesse o site, o Facebook ou o Instagram da Grande BioBlitz do Hemisfério Sul. (Marcos Furtado)
Leia Também
Leia também
Eu fazendo ciência?! Um olhar sobre a ciência cidadã
A ciência cidadã possibilita a interação entre pesquisadores e cidadãos, que despertam um novo olhar para o meio em que vivem e promovem a ciência →
Servidores denunciam em dossiê desmonte da política ambiental no Governo Bolsonaro
O documento de 34 páginas foi entregue ao Papa Francisco e será enviado a entidades como a ONU, Human Rights Watch e Anistia Internacional →
Entrando no Clima#41 – COP29: O jogo só acaba quando termina
A 29ª Conferência do Clima chegou ao seu último dia, sem vislumbres de que ela vai, de fato, acabar. →