Análises

O dique rompeu

De Hellen Cano IBGE / DGC - Diretoria de Geociências Prezados, Sou geógrafa e tecnologista na Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais do IBGE/RJ. Quero parabenizá-los pela reportagem de 05.06 - O Dique Rompeu. No entanto, causa-me espanto e indignação (e põe espanto e indignação nisso!!!) que ninguém esteja incomodado com a ausência de punição real contra o descumprimento das leis. Assisti, na semana passada, um painel de debates durante a 50a. REunião Extraordinária do CONAMA e percebi que há uma tendência nacional (confirmada em nível estadual pelas intenções de Blairo Maggi) de se "compensar " através de incentivos fiscais e financeiros aqueles agricultores que cumprirem a lei e não desmatarem locais, como APPs, que desde há muito tempo já são protegidas por lei. Novamente, só no Brasil se dá dinheiro para aquele que cumpre a lei, e não se pune com prisão ou uma multa que realmente afete as finanças daquele que a descumprir. Não há ninguém, para fazer um artigo sobre isso??? Vimos contrabandistas sendo capturados com mais de 10.000 animais silvestres, e depois soltos para pagarem uma multa de apenas 5.000 reais! Esse valor é irrisório perto do que eles lucram. Não vi nenhum respórter falar sobre isso. Considero que o peso da punição seja fundamental para que as leis ambientais sejam de fato levadas a sério! Muito obrigada!

Redação ((o))eco ·
8 de junho de 2007 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
27 de março de 2026

Mobilização coletiva na Baía de Guanabara retira mais de 400 kg de resíduos

O CleanUp Bay, reuniu voluntários na Baía de Guanabara para coletar resíduos e alertar sobre os impactos da poluição no ecossistema local

Salada Verde
27 de março de 2026

Ameaçado globalmente, tubarão-azul ganha maior proteção no Brasil

País anuncia regras mais restritivas para o comércio internacional da espécie. Normas incluem proibição da comercialização de barbatanas

Análises
27 de março de 2026

Nem todas as iniciativas do Congresso Nacional são contrárias à agenda política climática

Apesar do histórico ruim e do lobby em favor de retrocessos, há um pacote de bons projetos que podem trazer avanços reais em 2026. Precisamos conhecê-los para pressionar por avanços

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.