Análises

Radical e Polêmica IV

Redação ((o))eco ·
27 de novembro de 2007 · 18 anos atrás

De APCA – Associação Paulista de Corrida de Aventura

Esta carta não tem como objetivo atacar nem defender ninguém.

O objetivo da APCA é unir todos os interesses e interessados para pensarmos juntos em soluções de sustentabilidade, para a corrida de aventura, que só pode ser realizada em ambiente natural, dentro ou fora de parques nacionais, e assim consequentemente para todos os esportes chamados “outdoor” que, para acontecer e dar prazer aos seus praticantes, se utilizam de belas vistas, montanhas, contatos com a natureza e sua fauna e flora. Um direito de todos: usufruir do mundo em paz e harmonia, de forma sustentável.

Para isso, fomentar negócios que gerem a sustentabilidade dos parques e das comunidades locais é uma das premissas da corrida de aventura onde quer que ela aconteça e já foram efetuadas ações de educação e preservação, através dos organizadores de provas de corrida de aventura, em diversos parques nacionais.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Nosso ponto de vista é que devemos nos unir para alavancar a economia, o conceito de bem-estar, a sustentabilidade e o auto-conhecimento através de nossas vivências individuais e em equipe.

A corrida de aventura, seus praticantes e a APCA, têm como objetivo em comum divulgar o esporte, desenvolver a conscientização da prática sustentável do mesmo, em todas as suas modalidades, e desenvolver e implementar medidas reais que tragam EDUCAÇÃO E PROGRESSO.

Clique aqui para ler esta carta na íntegra.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
23 de abril de 2026

Concessão inédita em gleba pública testa novo modelo de gestão para florestas na Amazônia

Edital para a Gleba Castanho leva concessões a terras públicas não destinadas e reacende debate sobre governança, controle territorial e combate ao desmatamento

Reportagens
23 de abril de 2026

Recifes, jubartes e a conta global da proteção marinha

A biodiversidade marinha que conecta o litoral brasileiro a desafios climáticos e metas internacionais de conservação

Análises
23 de abril de 2026

A quem interessa minerar terras raras no Rio Grande do Sul?

Podemos reconhecer nossas riquezas que não necessitam de mineração, como a biodiversidade do Pampa e os ecótonos presentes na transição para a Mata Atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.