De Cláudio Túlio
Dr. Fábio,
Gostei muito do texto e discordo apenas da conclusão. De fato, acredito que os “cientistas” que propõem a extensão de direitos “humanos” para animais, seguidores veganos de Peter Singer e Tom Reagan, desprezam tanto os ecossistemas nativos e são tão danosos para estes como a turma de antropólogos sócio-ambientais pró-quilombolas.
Não tem como misturar uma coisa com a outra. A Africa do Sul, um exemplo de excelência de manejo de UCs como você mesmo diz, e eu concordo, veria tudo que construiram com manejo de vida silvestre exemplar e de sucesso (principalmente pela atividade venatória) ser destruído, tal qual nossas UCs de proteção integral por mesmices sócio-ambientais, se fosse adotado por lá a política do não menos danoso”animal rights”.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Mobilização coletiva na Baía de Guanabara retira mais de 400 kg de resíduos
O CleanUp Bay, reuniu voluntários na Baía de Guanabara para coletar resíduos e alertar sobre os impactos da poluição no ecossistema local →
Ameaçado globalmente, tubarão-azul ganha maior proteção no Brasil
País anuncia regras mais restritivas para o comércio internacional da espécie. Normas incluem proibição da comercialização de barbatanas →
Nem todas as iniciativas do Congresso Nacional são contrárias à agenda política climática
Apesar do histórico ruim e do lobby em favor de retrocessos, há um pacote de bons projetos que podem trazer avanços reais em 2026. Precisamos conhecê-los para pressionar por avanços →
