Análises

Devastação sem dono II

Redação ((o))eco ·
1 de fevereiro de 2008 · 19 anos atrás

De Carlos Gabaglia Penna

Prezado sr. Editor

Após ler o artigo “Desmatamento sem dono”, de Andreia Fanzeres, e também ler e ouvir dezenas de depoimentos de madeireiros, pecuaristas, agricultores e autoridades sobre o criminoso e estúpido desmatamento da Amazônia (sem trégua desde os anos 70), que afirmam que nenhum deles tem a menor parcela de culpa nesse processo autofágico, venho confessar que sou eu o único e grande culpado pela degradação da Amazônia. Prendam-me!

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
21 de setembro de 2026

Ariranhas em risco: como conciliar conservação e turismo de observação?

O Pantanal se consolida como destino mundial de observação de fauna, mas o crescimento do turismo ainda ocorre sem diretrizes e políticas claras

Externo
18 de setembro de 2026

Na Amazônia, zonas eleitorais com mais evangélicos e brancos tendem a votar em candidatos contra o clima 

Análise exclusiva da InfoAmazonia cruza dados eleitorais e demográficos e identifica associação entre composição racial e religiosa das zonas eleitorais amazônicas e a queda no alinhamento à pauta climática

Colunas
18 de setembro de 2026

Duas cartas e uma conta que não fecha

No primeiro semestre deste ano, foram publicados dois importantes estudos relativos à conservação no Brasil e realizados dois fóruns igualmente importantes

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.