Análises

Por que não existem pingüins no hemisfério norte?

Redação ((o))eco ·
12 de maio de 2008 · 16 anos atrás

De Rafael Nunes

Excelente texto, Prof. Fernando!

Meu nome é Rafael Nunes e sou estudante de Biologia em Brasília, DF. Tive a oportunidade de assistir a sua palestra no Congresso de Ecologia em Caxambu (Caos determinístico) e desde então me interessei, ainda mais, pela Ecologia, Biologia da Conservação e pela forma que divulga a ciência.

Sobre a extinção de espécies, gostaria de ressaltar o caso da Ararinha azul (Cyanopsitta spixii), extinta da natureza em 2000. Obviamente, não é preciso se esforçar para descobrir as causas da extinção da espécie (tráfico, fragmentação de habitat, etc), porém, algumas pessoas afirmam veementemente que a espécie já estava em vias de extinção, como uma população em “vortex”.

Já ouvi isso em relação a algumas espécies de aves, todas elas com distibuição restrita ou alimentação especializada como a Arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) ou o Pato mergulhão (Mergus octosetaceus), ambos criticamente ameaçados. A moda seria sugerir que essas população “já seriam extintas naturalmente”, deixando de fora o homem do processo.

O que eu quero dizer é que, em certas ocasiões, a humanidade está se eximindo da real culpa na extinção das espécies e para fazer isso, utiliza vários artifícios: criando dogmas (no caso dos pinguins, que seriam restritos ao sul); mitificando as espécies como criaturas de outro mundo (caso dos Dodos, Raphus cucullatus, extinto por meados do século XVII) e até utlizando teorias ecológicas complexas (o caso das araras brasileiras).

Eu mesmo, até poucos minutos atrás, fazia parte do grupo daqueles que achavam que os Pinguins preferiam o sul por pura vontade da natureza, ignorando por completo a extinção cruel da espécie e, dessa forma, deixando de questionar e argumentar o papel do homem na extinção das espécies!

Obrigado por oferecer essa oportunidade de leitura!

Leia também

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.