Análises

Energia elétrica e poluição

O Brasil, na contramão da história e do mundo, prefere investir em termoelétricas do que em soluções menos poluentes para gerar a energia que necessitará num futuro próximo.

José Goldemberg ·
10 de novembro de 2006 · 20 anos atrás

O grande problema que o país vai enfrentar nos próximos 10 anos é o suprimento de eletricidade. Petróleo não deverá ser um problema, devido à importância crescente que o álcool de cana-de-açúcar está assumindo, substituindo a gasolina.

De modo geral o consumo de eletricidade cresce junto com o produto interno bruto, ou até mais rapidamente. O que isto significa é que, mesmo nos baixos níveis de crescimento econômico dos últimos anos (3 a 4%), serão necessários cerca de 4 mil megawatts adicionais de eletricidade a cada ano. Se o país começar a crescer mais rapidamente mais eletricidade será necessária.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Até o momento a participação da energia hidroelétrica na produção de eletricidade é dominante (mais de 80% do total), mas a participação de combustíveis fósseis está aumentando como se pode ver nos resultados do primeiro leilão de energia nova realizado em dezembro de 2005.

  • José Goldemberg

    José Goldemberg é Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. →

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
22 de outubro de 2026

Quem são os 20 deputados e senadores eleitos que têm projetos contra UCs

Apuração de ((o))eco revela as propostas que atacam as unidades de conservação que estão por trás de parlamentares eleitos para mais um mandato no Congresso Nacional →

Externo
22 de outubro de 2026

Relatório da ONU faz novo alerta sobre insuficiência no corte de emissões globais

Combate à crise climática patina com emissões nas alturas. Documento mostra que políticas de Trump elevarão ainda mais emissões dos EUA, maior emissor global →

Salada Verde
22 de outubro de 2026

Fachin mantém suspensa licença de instalação de Belo Sun

Após meses de mobilização liderada por mulheres indígenas, Supremo mantém suspensão de licença para projeto de ouro na Volta Grande do Xingu →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.