Análises

A Tempestade Perfeita: mudanças climáticas, IA e ascensão do fascismo

A desestruturação dos sistemas naturais amplia a instabilidade social. A instabilidade favorece discursos autoritários. O autoritarismo enfraquece instituições e medidas de mitigação

Silvana Andrade ·
14 de outubro de 2026

Há momentos na história em que crises distintas deixam de caminhar em paralelo e passam a convergir, produzindo uma transformação de alcance muito maior do que a soma de suas partes. O mundo parece atravessar exatamente esse ponto de inflexão. Alterações climáticas, inteligência artificial, concentração econômica e ascensão da extrema-direita formam um cenário em que operam de forma cada vez mais interdependente. Nesse processo, a democracia se vê comprimida entre a urgência de uma crise ecológica sem precedentes e uma arquitetura de poder cada vez mais concentrada e excludente.

A inteligência artificial é apresentada como promessa de eficiência e solução. Mas sua expansão exige uma infraestrutura colossal. Centros de dados consomem quantidades crescentes de eletricidade, água, minerais, semicondutores e território, além da poluição sonora. A Agência Internacional de Energia projeta que o consumo elétrico dessa infraestrutura praticamente dobrará até 2030.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Existe aí uma contradição que não pode ser escondida sob o deslumbramento tecnológico. Quanto mais se acelera uma economia digital, assentada no crescimento incessante, maior se torna a pressão sobre sistemas naturais que já enfrentam processos de degradação e colapso. A tecnologia pode ajudar a enfrentar a emergência climática, mas não é neutra quando subordinada à tentativa de domínio geopolítico.

A tecnocracia acrescenta outra camada ao problema. Decisões que afetam bilhões de pessoas, animais e ecossistemas passam progressivamente a ser apresentadas como questões técnicas, algorítmicas, inevitáveis. O debate político é substituído pela linguagem da eficiência. O que deveria ser discutido pela sociedade passa a ser decidido por quem controla a tecnologia.

É nesse terreno que a extrema-direita encontra uma oportunidade extraordinária. A crise climática produz insegurança, deslocamentos, perdas financeiras e ansiedade. Em vez de enfrentar as causas estruturais da devastação, movimentos extremistas transformam a deterioração do clima em inimiga, alimentando ressentimentos contra governos, cientistas, instituições e organizações sociais. Pesquisas apontam maior ceticismo sobre o tema entre políticos ultraconservadores e mostram que a direita radical pode se beneficiar da resistência às diretrizes de transição energética.

Forma-se, então, um círculo perverso. A desestruturação dos sistemas naturais amplia a instabilidade social. A instabilidade favorece discursos autoritários. O autoritarismo enfraquece instituições e medidas de mitigação. A destruição se aprofunda. E a angústia diante dessa realidade retorna como combustível para mais autoritarismo.

Os animais não estão à margem dessa crise, mas entre suas primeiras vítimas. À medida que os ecossistemas se desorganizam, suas vidas são diretamente atingidas e a nossa sobrevivência se torna cada vez mais vulnerável.

O perigo maior talvez esteja justamente na indiferença perante essa espiral. Quando o que deveria provocar inquietação passa a ser recebido como inevitável, a sociedade pode perder a capacidade de imaginar alternativas antes mesmo de torná-las possíveis.

A tempestade perfeita não é uma metáfora distante. Ela está sendo construída sob nossos olhos, há anos, peça por peça. De um lado, o capitalismo movido pela constante maximização dos lucros. De outro, uma tecnologia cuja escala física cresce vertiginosamente. Ao redor, a ruptura ambiental que já atingiu uma dimensão crítica. E, sobre tudo isso, estratégias de poder que transformam o medo em instrumento de controle.

Se esse ciclo não for interrompido, o abismo deixará de ser uma possibilidade abstrata. Será o ponto em que a civilização perceberá, tarde demais, que confundiu domínio com progresso e inovação com futuro, enquanto as mudanças climáticas já redesenhavam os limites da vida.

As opiniões e informações publicadas nas seções de colunas e análises são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente representam a opinião do site ((o))eco. Buscamos nestes espaços garantir um debate diverso e frutífero sobre conservação ambiental.

  • Silvana Andrade

    Jornalista e presidente da ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais) →

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
14 de outubro de 2026

O mínimo ou nada

Segundo turno definirá futuro da política ambiental diante de propostas de desmonte do Ibama, ICMBio e Funai, além de mudanças na Constituição →

Salada Verde
13 de outubro de 2026

Lula relembra corte de 99% no orçamento para desastres naturais durante governo Bolsonaro

Falando sobre ‘tesouraço’ proposto por Flávio, Lula lembra que Jair Bolsonaro deixou apenas R$ 20 mil para prevenção de calamidades como enchentes →

Notícias
13 de outubro de 2026

Richard Rasmussen integrará Conselho da Secretaria de Meio Ambiente do Pará

Com centenas de milhares de reais em multas ambientais acumuladas, Rasmussen deve apoiar a construção das futuras políticas públicas do estado campeão do desmatamento →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 1

  1. Matéria importantíssima! Espero que abra os olhos PELO MENOS do pessoal que trabalha com meio ambiente e ainda assim comete a loucura de votar no Flávio 22.
    Não precisa amar o Lula, mas votem 13!