Colunas

O Assédio à Amazônia

A saída de Marina provocou novo assédio sobre a Amazônia. A floresta virou o ponto frágil de Minc e sua atitude em relação a ela definirá sua autoridade e credibilidade.

21 de maio de 2008 · 16 anos atrás
  • Sérgio Abranches

    Mestre em Sociologia pela UnB e PhD em Ciência Política pela Universidade de Cornell

Antes mesmo de tomar posse, o novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc (PT-RJ) fez um esforço consistente para ganhar credibilidade e confiança, diante do clima de apreensão criado pela saída de Marina Silva, especialmente com o destino da Amazônia e dos licenciamentos de grandes obras com grandes impactos ambientais. O resultado geral, até agora, não foi totalmente favorável. No licenciamento, prometeu rigor e rapidez. É o que se quer. Mas não apresentou nenhuma medida concreta ainda. Com relação à Amazônia, marcou um ponto inicial ao anunciar que o presidente Lula lhe assegurou que não modificará a decisão do Conselho Monetário Nacional de bloquear o crédito de produtores sem regularização ambiental na Amazônia. A decisão só entrará em vigor a partir de 1o de julho, é controvertida, mas a possibilidade de recuo causava apreensão entre os setores mais influentes que lutam pela preservação da Amazônia. É um sinal, mas a decisão está sob fogo cerrado e tanto o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, quanto o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, trabalham intensamente por sua anulação. Hoje, ela é um símbolo, uma espécie de marco da fronteira entre alguma governança e o desmando.

Minc, não conseguiu, porém, demover o presidente da péssima idéia de colocar o ministro Mangabeira Unger na coordenação do Plano Amazônia Sustentável. O PAS é quase nada do ponto de vista concreto. Os recursos são os mesmos do saldo do Fundo Constitucional do Nordeste. As ações foram depreciadas na tramitação pelos desvãos do Executivo Federal e o que saiu não é sequer uma pálida versão do que fora imaginado e conversado na origem. Virou uma capinha de plástico dourado para disfarçar o PAC, que ameaça a Amazônia seriamente. O folheto distribuído no lançamento do PAS era 3/4 PAC e 1/4 PAS. Portanto, não faria, em si mesmo, qualquer diferença para os destinos até agora tragicamente traçados para a Amazônia, não fosse um canal político e simbólico que permite a transposição de idéias equivocadas e reacionárias para a Amazônia. A coordenação do PAS deu ao ministro Unger autoridade e alavancagem política para abrir um canal alternativo de propostas para a Amazônia, antagônicas a qualquer modelo razoável de sustentabilidade para a região. Essa presença estrangeira não tem justificativa e aquelas oferecidas pelo ministro a ser empossado no Meio Ambiente, Carlos Minc, não se sustentam. O fato do ministro Unger ser um pensador não lhe dá autoridade para lidar concretamente com o desafio posto na Amazônia. O fato de ter como missão pensar projetos de longo prazo, na verdade desrecomendaria que se envolvesse com o PAS, que é um programa para o curto prazo. Essa coordenação é uma cunha na autoridade do Ministério do Meio Ambiente sobre a agenda da Amazônia e uma ameaça ao avanço de idéias que permitam sua preservação e a discussão de uma nova agenda para a região, contemporânea e compatível aos desafios do século XXI.

Alguns dos cientistas e técnicos mais respeitáveis do Brasil, conhecedores da Amazônia, estão envolvidos em uma discussão séria e importante sobre uma agenda nova, singular, inovadora, com alta densidade científica e tecnológica para o desenvolvimento da região com manutenção da floresta em pé. A floresta, que o ministro Unger chama de “apenas uma coleção de árvores”, é um hot-spot global, com papel decisivo no processo de mudança climática global e essencial para o bem-estar do Brasil, em geral, e da população Amazônica, em particular. É a floresta que guarda a chave para o progresso humano na Amazônia, não os pastos e as monoculturas.

Dois outros fatos enfraquecem ainda mais a posição inicial do ministro Minc em relação à questão Amazônica, que é crítica e central na definição da postura ambiental do Brasil como um todo. O primeiro foi o fato de o ministro ainda não ter buscado mobilizar nomes de peso no debate sobre a Amazônia para ajudá-lo a dominar e conquistar a agenda para a região. O segundo, a reação de ambientalistas influentes, ligados a outras causas que, inadvertidamente quero crer, ajudaram a enfraquecer a defesa da Amazônia, no momento em que ela sofre um assédio de alto risco por parte das forças ligadas ao agronegócio sem responsabilidade social e ambiental. É a alta estação do desmatamento. As queimadas começaram precocemente. O desmatamento começou a subir na baixa estação. A queda da ministra Marina Silva foi a senha para grileiros, desmatadores, madeireiros, sojeiros e pecuaristas voltarem ao ataque.

Ao buscarem a defesa de outros biomas, como o Cerrado e a Mata Atlântica, escolheram o pior dos caminhos políticos: o de enfraquecer os esforços em relação a uma área fundamental, para defender as suas. Em outras palavras, dividem a defesa dos biomas, fortalecendo as forças unificadas que agridem a todos eles. Depois ficam perplexos com as fraquezas e derrotas do ambientalismo. As mesmas forças que hoje destroem a Mata Atlântica e o Cerrado – este principalmente – assediam a Amazônia. Em um sentido mais que figurado, os filhos e netos dos que devastaram as florestas de araucária e a mata atlântica, estão destruindo a Amazônia, o pantanal e o cerrado, hoje. Quando o ministro da Agricultura, o governador de Mato Grosso e várias outras lideranças políticas e empresariais investem contra o conceito da Amazônia legal, estão querendo autorização para ocupar e desmatar o que têm de Amazônia e o Cerrado. Em recente evento com uma autoridade ambiental do Mato Grosso, no calor da discussão, o seu último argumento foi: “não estamos desmatando a parte amazônica, estamos avançando é no cerrado”.

É óbvio que o Brasil é um país em processo de devastação ambiental, como se quisesse se equiparar à China nessa corrida. O Pantanal está em situação de ameaça crítica. A Mata Atlântica, quase extinta fora das áreas de conservação, continua sob ferro e fogo. Os campos do sul e a floresta de araucária estão praticamente em extinção. Os rios brasileiros caminham para o mesmo destino dos rios chineses: poluição e assoreamento. Mas o assédio político e econômico concertado está se fazendo, hoje, é sobre a Amazônia e é a partir dela que se definirá nossa postura coletiva na questão da mudança climática global, da redução do desmatamento como parte do acordo de redução de emissões de gases estufa e na política de preservação e conservação ambiental. A Amazônia é o centro crítico definidor da política climática e ambiental brasileira. Enfraquecê-la não fortalece os outros biomas, enfraquece a política ambiental como um todo e fortalece as forças econômicas do atraso, dispostas a fazer do Brasil uma grande potência do século passado, eliminando a oportunidade real de nos tornarmos a biopotência do século atual.

O próprio ministro Minc escorregou nessa pista, ao dizer que a Amazônia não será sua única preocupação e que cuidará da “agenda marrom”, da poluição urbana, e da Mata Atlântica. Deve mesmo cuidar. Mas é na questão amazônica que está sua fraqueza e será ela que vai definir quanto de autoridade, confiança e credibilidade terá como ministro.

Leia também

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Notícias
24 de abril de 2024

Cientistas descobrem nova espécie de jiboia na Mata Atlântica

A partir de análises moleculares e anatômicas, pesquisadores reconhecem que jiboia da Mata Atlântica é diferente das outras, e animal ganha status de espécie própria: a jiboia-atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.