Colunas

Planejar para quê?

O Cristo Redentor, cartão-postal do país,faz parte de um Parque Nacional que há anos é alvo de promessas de governantes. Há poucos dias, foi cenário de um crime.

26 de julho de 2006 · 18 anos atrás

Plano Maravilha. Assim se chamava o estudo que a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro contratou em 1998 para orientar a estratégia de sua política de turismo. Na época, o Plano, elaborado por uma firma espanhola que ganhara projeção internacional com as olimpíadas de Barcelona, foi saudado pela imprensa e pelos especialistas da área como um marco gerencial na história da cidade. Com efeito, era bem escrito e de fácil implementação.

Sua linha mestra consistia em identificar os produtos existentes na Cidade e os que precisavam ser desenvolvidos de acordo com a demanda doméstica e mundial. No grupo dos que já haviam, foram listados 40 produtos considerados topo de linha. Aqueles em que a administração pública deveria centrar suas prioridades, pois eram a âncora da cidade.

Entre essa quarentena, dez por cento, ou quatro lugares, estavam localizados na jurisdição do Parque Nacional da Floresta da Tijuca. Entre eles, o Cristo Redentor era a estrela maior. Símbolo inconteste não só do Rio de Janeiro, mas do Brasil inteiro.

Mais recentemente, em princípios deste ano, o jornal O Globo promoveu uma eleição entre seus leitores para escolher qual era o cartão-postal que melhor simbolizava o Rio de Janeiro. Não houve sequer segundo turno. O Cristo levou com mais de 50% dos votos dos cariocas. O sufrágio, contudo, ultrapassa os limites do Município. O Cristo é unânime também no exterior. Em votação também finalizada este ano, o local foi escolhido por internautas dos quatro cantos do planeta como uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

Paralelamente, (de novo) O Globo conduziu uma enquete para apurar quais seriam as sete maravilhas do Rio de Janeiro. Ouviu 50 personalidades de relevo, que incluiram o autor de novelas Manoel Carlos, o jornalista Renato Machado, a cantora Leila Pinheiro e o maestro Isaac Karabtchevsky. Mais uma vez, o Cristo levou de lavada, com 36 votos (74% dos eleitores).

Pois é, dia 12 de outubro, o Cristo completará 75 anos de sua inauguração como unanimidade entre locais e forasteiros. Era para ser a menina dos olhos das administrações federal, estadual e municipal. Não é. No último sábado, dia 22 de julho, o turista de São Paulo Aparecido Edivaldo Rodrigues foi assassinado no Mirante Dona Marta em plena luz do dia, na frente de sua mulher e filhos pequenos. O Mirante, de vista privilegiada, fica a meio caminho entre a cidade e o Corcovado e dentro do Parque Nacional da Floresta da Tijuca. Nas barbas do Cristo, deveria ter centro de visitantes, restaurante e trilhas interpretativas. Não tem sequer policiamento.

Não parece ser por falta de órgãos para pensar o tema às custas do erário. No plano federal, temos a Embratur que adora imprimir o Cristo em sua folhetaria, no Estado, a Turisrio vende a estátua como atrativo âncora, no Município a própria Riotur foi a contratante do Plano Maravilha.

Só o poder público parece não entender o óbvio. Será que as autoridades municipais pagaram mas não leram o Plano Maravilha? Será que desconhecem as estatísticas de visitantes do bondinho, que apontam para 600 mil visitantes por ano? Será que não navegaram na internet? Não assistem o Jornal Nacional?

Na esfera estadual, o relações públicas da PM, major Oderley dos Santos, avisou que a Polícia não vai modificar o patrulhamento da região, cujo planejamento alegou estar adequado. Segundo ele, após o crime foi feita uma verificação de como está o patrulhamento da área e a conclusão foi de que está correto. Será que o Major Oderley já se perguntou a razão de o Batalhão de Turismo da PM Fluminense ter no seu brasão o Cristo como símbolo máximo? Será que ele sabe explicar porque o Batalhão Florestal está aquartelado em São Gonçalo enquanto visitantes morrem no Parque Nacional mais importante do Brasil? Será que ele considera o assassinato de um turista em plena luz do dia em uma das sete maravilhas do mundo um incidente fortuito?

Não há inocentes nessa história. A inoperância federal também é marcante. Em 1999, foi assinado um Convênio entre entre a Prefeitura e a União Federal para a Gestão Compartilhada do Parque Nacional da Floresta da Tijuca. Botaram seu autógrafo nele o então Ministro do Turismo, Rafael Grecca, e a Ministra Claudia Costin, àquela época responsável pelo Serviço de Patrimônio da União. Prometeram resolver em seis meses a questão do Hotel das Paineiras, bem como passar para o Parque, via IBAMA, a totalidade da renda advinda do bondinho do Corcovado. Sete anos depois, nada disso aconteceu.

E o IBAMA, dono da casa onde reside o Cristo Redentor? O que faz? Em 2000 foram licitadas guaritas em todas as entradas rodoviárias do Parque, incluindo a estrada das Paineiras que dá acesso ao Cristo Redentor e a estrada Dona Castorina que leva à Vista Chinesa (outro dos 40 pontos do Plano Maravilha que sofre com o flagelo de assaltos constantes). As guaritas chegaram a ter sua construção iniciada, mas não foram concluídas. Seu orçamento foi desviado e virou uma “Casa do Pesquisador”, que por sinal não está sequer sendo utilizada na atividade fim.

É difícil aceitar tamanho descalabro em situação relativamente fácil de consertar. Todos sabem a importância do Cristo e de seus acessos para a imagem do Rio de Janeiro e do Brasil. Todos sabem que só há dois caminhos rodoviários para o Cristo e três pontos de grande freqüência- o Mirante Dona Marta, as Paineiras e a própria estátua. Há um Grupamento Ambiental e um de Turismo na Guarda Municipal, um Batalhão Florestal e outro de Turismo na PM, uma delegacia de polícia civil e outra federal com atribuições de meio ambiente e ainda há os agentes do IBAMA. Já, os problemas são sempre iguais, acontecem nos mesmos lugares e se repetem. Entretanto, nada é feito. Às vezes dá vontade de desistir de ser carioca.

Leia também

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.