Colunas

No azul do Mar Vermelho

A variedade e beleza dos ecossistemas marinhos que habitam suas águas cristalinas, salgadas e quentes rendeu ao Mar Vermelho, no Oceano Índico, o apelido de o “Outro mundo de Deus”.

16 de outubro de 2008 · 13 anos atrás
Fauna e flora marinha encotradas no Mar Vermelho deslumbram por sua diversidade e cores. (Fotos: Ana Leonor)
Fauna e flora marinha encotradas no Mar Vermelho deslumbram por sua diversidade e cores. (Fotos: Ana Leonor)

O Mar Vermelho é como uma longa e estreita tira que vai do Canal Suez, ao norte, ao encontro do Oceano Índico, ao sul, através do Golfo de Aden.  Ele banha o Egito, a Jordânia, Israel, Sudão, Arábia Saudita, Eritréia e o Yemen.  Com uma área de 438 mil quilômetros quadrados é um dos mais profundos mares do mundo, chegando a 3040 metros.  A cor de sua costa contrasta com o azul cristalino das águas, irradiando o dourado das planícies arenosas.

Devido às depressões topográficas causadas pela ação vulcânica e preenchidas por salmoura, pouca chuva, e evaporações causadas pela alta temperatura, o Mar Vermelho possui uma das águais mais salgadas e quentes do mundo.  Bom para os mergulhadores e banhistas, que além de aproveitarem águas agradavelmente mornas, ainda se beneficiam do crescimento excepcional de abundante variedade de corais.  O rico ecosistema deste mar encontra competidor à altura apenas na Grande Barreira de Corais, na Austrália, ambas com centenas de espécies marinhas.

Ponto de partida

A península do Sinai, no Egito, é um dos pontos mais indicados para o mergulho pela sua beleza e preço, que é muito em conta.  Além do seu explendor, ela tem extrema importância histórica.  Foi aqui que Moisés recebeu os 10 mandamentos.   Lar de tribos de Beduínos o Sinai foi ocupado por Israel de 1967 a 1982, se abrindo para o mundo apenas recentemente.

Sua península separa o Golfo de Aqaba do Canal Suez, que encontra o Mar Mediterrâneo.  Ambos os lados do Sinai são importantes rotas marítimas, que por consequência têm uma grande quantidade de navios naufragados em seu território.

A variedade de hotéis na Península do Sinai consegue agradar a todos os gostos.
A variedade de hotéis na Península do Sinai consegue agradar a todos os gostos.
Email: [email protected]

Leia também

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta