Colunas

Baleias desprestigiadas em Sta. Catarina

O governo e o setor privado no estado não oferecem aos turistas as facilidades para se observar os grandes mamíferos.

13 de outubro de 2010 · 16 anos atrás
  • Maria Tereza Jorge Pádua

    Engenheira agrônoma, membro do Conselho da Associação O Eco, membro do Conselho da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Nat...

O governo do Estado de Santa Catarina é mestre em não querer aproveitar as oportunidades magníficas que tem no seu território para o ecoturismo. O primeiro e mais notório exemplo de desperdício para estimular o turismo na natureza é negar o acesso ao espetacular Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, com seus 80.000 hectares de mata atlântica. Outro exemplo é a insistência das autoridades estaduais e municipais, por ignorância ou, mais provavelmente por desídia, em não estimular, de forma adequada, a observação das baleias francas que freqüentam o litoral do estado, justamente no inverno, época de menos atrativos para o turismo na orla.

Fêmea com filhote é avistada em Santa Catarina neste ano (foto: divulgação Projeto Baleia Franca)
Fêmea com filhote é avistada em Santa Catarina neste ano (foto: divulgação Projeto Baleia Franca)
Parece mesmo que as autoridades locais não conseguiram ainda perceber o grande negócio que seria para seus municípios aproveitar melhor a sua natureza espetacular. Oxalá que o novo governo estadual, diferentemente dos anteriores, valorize o patrimônio natural do Estado, o proteja de verdade e o aproveite sustentavelmente.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
15 de abril de 2026

SPVS lança videocast sobre parceria internacional que protege papagaios ameaçados na Mata Atlântica

Cooperação de mais de duas décadas combina ciência, território e comunidades para tirar espécies da lista de extinção e impulsionar economia local na Mata Atlântica

Salada Verde
15 de abril de 2026

Governador em exercício revoga decreto que retirava zona de amortecimento de UCs no Rio

Magistrado Ricardo Couto revogou último decreto do ex-governador do Rio, que anulava planos de manejo e zonas de amortecimentos em cinco APAs no estado

Salada Verde
15 de abril de 2026

Fiocruz promove conferência para incluir ecocídio e racismo ambiental na Agenda 2030

Evento reúne sociedade civil e especialistas para formular propostas que integrem justiça ambiental e igualdade racial às metas globais de desenvolvimento sustentável

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.