Notícias

Monitoramento de baleias no Rio registra trânsito de 58 baleias próxima das ilhas Cagarras

Desde o ano passado, o Projeto Ilhas do Rio acompanha o corredor migratório das jubartes pelo litoral do Rio. Pesquisadores alertam para grande volume de lixo na rota das baleias

Duda Menegassi ·
12 de agosto de 2022 · 2 anos atrás

As baleias jubartes realizam todo ano uma longa rota de migração entre o litoral do nordeste do Brasil e a Antártica. Nesse caminho, normalmente entre os meses de junho e julho, cruzam as águas do Rio de Janeiro. É nesse corredor migratório que pesquisadores do projeto Ilhas do Rio têm monitorado, desde o ano passado, o trânsito desses gigantes em alto-mar. Somente neste ano, as expedições do projeto avistaram 58 indivíduos nessa rota carioca de migração. Apesar disso, os pesquisadores alertam para outra presença nada ilustre no corredor: lixo marinho.

“Algo que nos impressionou foi a quantidade de resíduos, o que também vem sendo estudado pelo projeto para entender como esses animais interagem com o lixo marinho”, explica Liliane Lodi, pesquisadora do Projeto Ilhas do Rio, especialista em cetáceos.

Ainda de acordo com Liliane, o corredor migratório ainda é pouco estudado no litoral do Rio. Ao todo, o projeto realizou cinco saídas de campo, nas quais foram observados 28 grupos que totalizaram 58 baleias-jubartes (Megaptera novaeangliae). Os animais por vezes passavam solitários, outras vezes em grupos de até sete indivíduos. Num destes bandos maiores, os pesquisadores registraram a interação pacífica com 30 golfinhos-fliper (Tursiops truncatus). 

A partir de fotos, foi possível identificar individualmente 18 indivíduos – já que cada jubarte possui suas próprias marcas na nadadeira, uma espécie de impressão digital única em cada animal. Dessa forma, os pesquisadores podem traçar o histórico de vida desses animais e monitorar sua presença anualmente no corredor.

Além disso, as saídas de monitoramento renderam um registro inédito: uma jubarte acompanhada de um filhote fêmea recém-nascido no Monumento Natural das Ilhas Cagarras, arquipélago que é ponto de abrigo e descanso para as baleias em sua rota anual pelo Oceano Atlântico. A jubarte “carioca da gema”, como brincam os pesquisadores, foi batizada de Heloísa, em homenagem à Garota de Ipanema, imortalizada nas letras da música de Vinícius de Moraes. De acordo com a especialista em baleias, a presença do filhote é um indicativo de que as ilhas do Rio de Janeiro podem se tornar uma área de reprodução para a espécie, assim como o arquipélago de Abrolhos, no Bahia.

O projeto, conduzido pelo Instituto Mar Adentro, conta com curadoria técnica do WWF-Brasil e patrocínio da Associação IEP e JPG.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Salada Verde
15 de dezembro de 2021

Grupo de orcas dá show para banhistas em praia do Rio

Nessa época do ano é comum que as baleias se aproximem mais da costa brasileira em busca de alimentação. Veja o vídeo

Salada Verde
18 de agosto de 2021

Em registro raro, drone flagra acasalamento de baleias-franca no litoral catarinense

Um casal de baleias-franca-austral protagonizou cenas de cortejo e acasalamento nas águas de uma das praias de Florianópolis, em Santa Catarina

Salada Verde
9 de maio de 2018

População de baleia-jubarte cresce na Antártida, diz estudo

Pesquisa publicada na revista científica Royal Society Open Science confirma o aumento do número de grávidas entre esses cetáceos na Antártica Ocidental

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.