Colunas

A natureza no mundo pós-Covid-19

É preciso retomar nosso lugar no mundo como parte da natureza. Sem essa percepção, não há ODS que resolva, não há pandemia que nos faça refletir

27 de abril de 2020 · 4 anos atrás
  • Rafael Loyola

    Diretor Executivo do Instituto Internacional para Sustentabilidade, professor na UFG e membro da Academia Brasileira de Ciências

Tudo que é vivo, morre. Foto: Pixabay.

Quando vier a Primavera, se eu já estiver morto, as flores florirão da mesma maneira e as árvores não serão menos verdes que na Primavera passada.” – Alberto Caeiro.

Desde o início da pandemia causada pela Covid-19, estou com esse poema do Alberto Caeiro na cabeça. Ele diz muito, não só sobre a sabedoria da vida simples do autor (um dos pseudônimos de Fernando Pessoa), mas sobre o nosso lugar no mundo. O novo coronavírus tem nos mostrado como somos frágeis. Um organismo microscópico foi capaz de desacelerar a economia dos países, nos prender em casa, desestabilizar instituições.

Na coluna anterior, mencionei que a chave para evitarmos pandemias desse tipo – e outras mazelas como a crise climática – é ter uma agenda global sustentável, exatamente como propõem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Pensar na sustentabilidade como elemento transversal a todas nossas atividades e setores da sociedade é imperativo e acho que essa pandemia tem mostrado as consequências de não se pensar assim.

No entanto, também acho que o buraco é mais embaixo. Tenho visto muita gente comentar que essa doença vai aumentar nossa percepção sobre o papel da natureza. Que vai nos fazer repensar nosso impacto no mundo. Será?

Infelizmente, não ando tão otimista. Pode ser efeito do isolamento social, mas minha impressão é que vamos sair piores, pelo menos do ponto de vista ambiental. Isso porque imagino que os países vão querer “tirar o atraso” de uma economia estagnada ou em retrocesso. Uma busca desenfreada pelo aumento do PIB, entre outros indicadores, vai criar uma pressão ainda maior sobre os recursos naturais, aumentando nosso impacto e gerando ainda mais desigualdade social – um dos grandes problemas no enfrentamento da Covid-19.

‘Mas Rafael, e a diminuição da poluição atmosférica? E os peixes e águas vivas nos canais de Veneza? E os golfinhos aqui e acolá? E as cabras nas ruas?’ Bom, primeiro, tudo isso é muito interessante, mas vai desaparecer novamente quando retomarmos o ritmo frenético do avanço econômico. Em segundo lugar, para mim, o que temos visto é nada mais, nada menos que a prova de que o grande problema do mundo somos nós mesmos. É difícil constatar isso, mas precisamos sair de nossa visão antropocêntrica. A natureza não precisa de nós. Ao contrário, somos nós que precisamos dela. 

“O Ailton Krenak escreveu que o novo coronavírus discrimina a humanidade e que o pé de melão-de-são-caetano continua crescendo ao lado da casa dele”

O que o Alberto Caeiro diz é exatamente isso. Se desaparecermos do planeta, a primavera virá da mesma maneira. O Ailton Krenak escreveu que o novo coronavírus discrimina a humanidade e que o pé de melão-de-são-caetano continua crescendo ao lado da casa dele. Fato. Essa nossa ideia de que a natureza precisa de nós para não desaparecer é tão desatinada quanto aquela um homem que ateia fogo em sua casa, para depois se dizer herói por ter controlado o incêndio. 

Esse contrassenso não nos exime, entretanto, da responsabilidade moral de conservar e reparar os estragos que fizemos na natureza. Até porque, quando se ateia fogo em casa, mas não se vive sozinho, você pode ser responsabilizado pelas mortes que se sucedem antes do controle do incêndio. O próprio Ailton diz que somos piores que a Covid-19. É difícil discordar. Portanto, é preciso retomar nosso lugar no mundo como parte da natureza e não como seres acima dela. Sem essa percepção, não há ODS que resolva, não há pandemia que nos faça refletir, não há ambientalismo que seja suficiente. 

Será que vamos aprender algo com essa situação? Quantos irão associar as condições nas quais estamos vivendo ao uso insustentável do planeta? Será que vamos apenas adiar nossos compromissos e retomar tudo como era antes? São muitas perguntas para refletir durante esses dias. Se ignorarmos tudo o que vem acontecendo, seguiremos o pensamento indutivista de que tudo é como sempre foi e viveremos no (e do) passado. 

Olhar para o futuro requer repensar nossas escolhas e definir novos caminhos. As economias fragilizadas precisarão de planos para sua retomada. Que momento será melhor que esse para desenvolver um plano “verde”? Um plano que considere o desenvolvimento sustentável, a primazia dos serviços ecossistêmicos e a manutenção da natureza como componente essencial à nossa sobrevivência? Assim como no século passado, precisamos (agora o mundo inteiro) de um “New Deal” do século 21. 

“Será que vamos aprender algo com essa situação? Quantos irão associar as condições nas quais estamos vivendo ao uso insustentável do planeta?”

Esse plano deveria incluir programas que prevejam investimentos maciços em obras públicas, mas com matéria-prima, processos e tecnologia sustentáveis; que garantam a ampliação de uma agricultura sustentável e de baixo carbono e o controle das cadeias de valor e produção para que sejam justas e ambientalmente amigáveis; que tenha como objetivo a valorização do trabalho à distância (incluindo home office), visando abrir novos postos e, finalmente, que traga um apelo à diversidade, a fim de integrar em nossa sociedade minorias produtivas, mas atualmente (e tradicionalmente) marginalizadas. Vejam, mais uma vez, que essa ideia já faz parte dos ODS e da agenda 2030 da ONU.

Finalmente, retomo minha ideia inicial: tudo isso seria para que nós mesmos pudéssemos sobreviver em meio à natureza. Se nos formos, o mundo continuará igual. É na crise que as decisões mais importantes são tomadas. Torço agora para que essas decisões – que já foram sugeridas há décadas – sejam, finalmente, entendidas como corretas.

 

As opiniões e informações publicadas na área de colunas de ((o))eco são de responsabilidade de seus autores, e não do site. O espaço dos colunistas de ((o))eco busca garantir um debate diverso sobre conservação ambiental.

 

Leia Também 

Sobre epidemias e sustentabilidade

Tristeza não tem fim, biodiversidade sim

A perda de biodiversidade gera instabilidade econômica do planeta

 

Leia também

Colunas
22 de janeiro de 2020

A perda de biodiversidade gera instabilidade econômica do planeta

Políticos e empresariais precisam colocar a natureza no centro de seus processos e tomada de decisões, identificando, avaliando e mitigando os riscos relacionados à perda de biodiversidade

Colunas
23 de fevereiro de 2020

Tristeza não tem fim, biodiversidade sim

O carnaval é um momento único da cultura brasileira. Tanta gente feliz, fantasiada, vivendo uma vida que não tem ou não pode ter. Será a metáfora para nossos intentos em salvar a natureza?

Colunas
29 de março de 2020

Sobre epidemias e sustentabilidade

O rápido espalhamento do Covid-19 nos remete a uma conversa óbvia, mas ainda obscura para muitos: a intrínseca relação entre sustentabilidade e o surgimento de doenças emergentes

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 30

  1. Aladia diz:

    Em primeiro lugar nos respeitamos a nós mesmos a pessoa humana tenha dignidade e valores que reflitam a pratica do bem para si e para o próximo assim também toda a natureza será respeitada e toda semente dará bons frutos


  2. Eliane diz:

    Hoje estamos vivendo em uma prisão em nossa própria casa, sem emprego e sem dinheiro, muitas pessoas morrendo com a epidemia, outros morrendo de fome, outros enlouquecendo sem trabalhar, olha pro lado e pro outro e não ver saída, olham pros filhos pequenos e não encontram uma forma de pôr comida na mesa, esse é o momento em que vivemos.


  3. Sara Bruna diz:

    Muito bom o testo, devo admitir que ao lêlo concordei com absolutamente TUDO que falou.
    Acredito que esse momento é de pura e completa reflecção e nós com as criaturas ignorantes que somos devemos baixar a cabeça e pensar em cada minimo ato que fazemos diáriamente, assim, talvez tentando muda-lo…. Mas a mudança deve comdeçar por nós e não pelas pessoas a nossa volta. Devemos erguer a cabeça para o desconhecido antes que ele nos engula por completo.


  4. Sirlei Valério diz:

    Tudo vale a pena se a alma não for pequena (Fernando Pessoa )


  5. Elisiel Martins diz:

    Nenhuma moléstia que caia sobre a humanidade mesmo que seja por muito tempo , só conseguirar mudar a forma de pensamento do ser humano em relação ao mau que ele faz a se próprio quando destroi a natureza se a mesma exterminar toda vc essa geração que aí está ,e deixar que a evolução natural crie uma outra.


  6. Alex diz:

    Enquanto tivermos pensamentos egocêntrico s, , fascistas ou fanatismos religiosos, como se lêem em alguns comentários, nunca seremos um só organismo,vivendo em perfeita harmonia com a natureza, através da ciência tecnológica e humana.O texto mostra perfeitamente, à comparação entre nós e outras formas de vida, quando se diz que o planeta Terra não precisa de nós para continuar existindo. Na verdade nosso planeta começou adoecer, , exatamente quando nós começamos à evoluir.


  7. Denise diz:

    Excelente! Consciencia ambiental uma construçao diaria p tds nos.


  8. Andréia Rocha diz:

    Parabéns, pelo texto ,gostei tanto q até copiei pra mandar para o gupo do zap,q pena q nem todos levam isso a sério ,mas corremos o risco da natureza se rebelar ainda mais contra nós.


  9. Bill Miguel diz:

    Eu me amarei no texto. Quase tudo muito sensível a reflexão. Digo quase tudo porque alguns já são reais.
    Parabéns!


  10. Maria Helena Mourão diz:

    Não sou otimista. Tudo será pior e viverão melhor os mais endinheirados, a desigualdade será maior, a desumanidade também. Essa questão de redução populacional, o tempo dirá. Há uma seleção por outras doenças que matam muita mais que está em foco. Não me iludo. O ser humano , ou seja, nós, nos achamos imortais até que um microrganismo nós derrote. Mas a natureza sempre será soberana,pois sua essência é pura, divina


  11. Josimar diz:

    Texto brilhante. Minhas convicções apontam nessa direção.


  12. Captainsparrow diz:

    Infelizmente, na minha opinião, vai ficar tudo na mm! Exploração de todos os recursos, inclusive e principalmente do próprio ser humano. Estamos aqui para ser carne para canhão!!


  13. Fernando diz:

    Lindo texto mas não condiz com a realidade ou a farsa do covid19, isso se chama a nova ordem mundial redução populacional no mundo, o povo é enganado, com essas notícias, mas logo em um futuro próximo, quem estiver vivo vão perceber o propósito dos senhores do mundo.


    1. Anb Aleb diz:

      Felizmente alguém que não foi carcomido por essas falácias que quase ganham caráter de verdade inquestionável nesse texto cuja redação tenta fornecer subsídios para a sustentação das maiores farsas engendradas a partir de meados do século XX e princípio do XXI: Mudança climática, outrora denominada aquecimento global, e agora a pandemia de histeria e hipocrisia Covid19. Basta dizer que o sujeito é cientista, professor, pesquisador, meter aí uns versos do HETERÔNIMO de Pessoa, fazer uma pseudo reflexão a culpabilizar a "humanidade" e pronto está mais um artigo mentiroso elaborado com requintes gramaticais e partilhado por gente idiotizada por uma educação pífia elaborada pela Unesco e implantada pelos "intelequituais", essa gente que pensa pensar, mas que tem a cabeça pensada pelas diretivas da ONU e bolsas da Capes. Cientistas, bah rsrsrs


      1. Regina diz:

        Você existe? Acho que não está querendo constatar a realidade!


  14. IRANI diz:

    Estamos colhendo o que plantamos; Em todos sentindo e em às áreas. "A agora José"?


  15. Sacha diz:

    O nosso planeta ja entrou em colapso a muito tempo por causa dos proprios seres desumanos!!! Mais agora este virus se chama china virus!!!


  16. Maria diz:

    Cada vez mais surpresa com a humanidade que acredita que não precisa da natureza e ainda desdenha dela e de quem quem faz o papel de alertar.


    1. Bruna diz:

      Exatamente o que penso ,
      Triste ver o ser -desumano tratar o que nós da o sustento com tanta ingratidão ,tudo vem através da natureza ,
      Muito bom esse texto e bom perceber que tem outras pessoas que pensam igual ,e que conseguimos sair melhores dessa situação .


  17. Welcy cruz diz:

    Sempre pensei que pena nós temos inteligência, até mesmo para criticar nossas atitudes e se excluir delas,o texto nos enche de culpa,menos pra quem escreve, é sempre assim,os escritores se isentam da culpa de tudo de errado,nunca elogiam o ser humano pela sua capacidade de sobreviver,pois eu penso que nós mesmo com diversos erros de existência,ainda assim somos capazes de tantas coisas que Deus se orgulha,sabe porquê?porque acredito na humanidade dos humanos.


  18. Miguel Pinti diz:

    O cenário para um novo líder mundial está em construção.
    Miguel


  19. Francisco diz:

    Muito bom. Mas eu acho que vão querer tirar o atraso,e o couro dos trabalhadores,pela ganância. Parabéns Rafael.


  20. Shirley diz:

    Parei no pe de melao de sao caetano* pq lembrei q minha vó curou uma pneumonia q tive na infancia com um cha de sao caetano com limao capeta e sal!!


  21. Eric Clayton diz:

    O ser humano, infelizmente, é um câncer que destrói o Planeta.


  22. Jacqueline Mattos diz:

  23. Marcelo diz:

    O texto e os ambientalistas de um modo geral são de um egoísmo impressionante. Reduzem a discussão e a economia como um monte de números, não levam em conta as pessoas que não estão sofrendo de fato. Comemoram os golfinhos voltando mas não tem o mínimo de senso de proporção ou de empatia com as pessoas. É a mesma coisa que comemorar que no Sudão o índice de obesos é pequeno…
    Mas em uma coisa concordo com o texto: vamos sair piores da pandemia.
    Só que nesse caso é porque uns poucos controlarão cada vez mais os outros, em nome de um suposto bem estar do mundo, mas não de quem vive nele. Lamentável…


    1. Paulo diz:

      Seriam aqueles 1 por cento que controlam o dinheiro e as riquezas do mundo!


  24. Rynaldo Santos diz:

    Excelente texto do R. Loyola. De fato precisamos pensar e repensar cada vez mais nas escolhas do modelo atual do viver em sociedade. Penso que precisamos trabalhar um movimento que consiga acessar não só os pensamentos das pessoas, mas algo que chegue até os corações de todos. Se faz extremamente necessário uma mudança no comportamento humano. E temos um momento de lockdown dos pensamentos e atividades humanas onde, talvez, seja possível a mensagem chegar com maior receptividade.


    1. Marcelo diz:

      Esse comentário exemplifica o meu. Querem moldar o comportamento dos outros segundo suas próprias vontades.