Colunas

Em um mundo em emergência climática, a desinformação se tornou um dos principais riscos globais

Como a manipulação de informações e o negacionismo compromete a luta por um meio ambiente estável e os esforços em prol da urgência

15 de março de 2024
  • Mikaelle Farias

    Graduanda em Engenharia de Energias Renováveis pela Universidade Federal da Paraíba, é ativista e atua em movimentos nacionais e internacionais pela justiça climática como o movimento da Fridays For Future e Fridays for Future MAPA - Pessoas e Áreas Mais Afetadas.

Quanto mais se tornam evidentes, no nosso dia a dia, que vivemos uma era de mudanças climáticas, mais barulho os negacionistas fazem para afirmar que estamos navegando em águas tranquilas, calmas e sem aquecimento anormal da água – aquele capaz de ameaçar a vida de uma costa inteira de corais. O problema do barulho é que ele nos distrai. 

Já está na hora de entender que a onda da desinformação é uma ameaça real sobre as ações de resolução do clima. Afinal, enquanto perdemos tempo disputando no campo narrativo que a Terra é redonda e que as mudanças climáticas são reais, menos nos debruçamos sobre as ações que efetivamente contribuem para frear o fenômeno (ou reduzir sua intensidade). 

Durante  a COP 28, realizada no final do ano passado, em Dubai, foi lançado o programa da Secretaria Geral das Nações Unidas com a Purpose chamado Verified For Climate, do qual eu tenho a honra de fazer parte. O programa reúne uma equipe dos Emirados Árabes e do Brasil para combater notícias de desinformação sobre clima dentro do Tik-Tok. Recentemente, a agente Lívia Humaire postou um vídeo que viralizou [veja abaixo], no qual ela combate a desinformação sobre notícias relacionadas à temperatura média global da Terra. Alguns meios de comunicação divulgaram que o planeta em 12 meses ultrapassou 1.5 C, a marca-limite do acordo de Paris, e ela rebateu essa postagem levando os fatos de que, para algo ser considerado mudanças climáticas, é preciso acontecer de forma consecutiva durante 30 anos e não em 12 meses. A desinformação que foi divulgada gerou um alarde como se não houvesse mais nada a ser feito para frear as mudanças do clima, mas ainda temos 6 anos até o final da década para minimizar os impactos da ação humana e não ultrapassar o 1.5 C.

Cabe questionar quem ganha com a informação de que não há nada a ser feito.  

Precisamos ressaltar que a desinformação não é só um fenômeno da falta de conhecimento ou má interpretação dos fatos. Muitas vezes ela vem com uma estratégia deliberada e integrada por interesses específicos, o que alimenta a polarização, cria dúvidas infundadas sobre a ciência do clima e enfraquece a pressão popular necessária para a adoção de medidas urgentes.

Por isso, é importante buscarmos mecanismos de combate a esse risco. A luta contra a desinformação nas questões climáticas não é apenas uma batalha por dados precisos, mas também uma defesa da integridade da ciência, do engajamento público e, em última análise, do próprio Planeta. 

As opiniões e informações publicadas nas seções de colunas e análises são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente representam a opinião do site ((o))eco. Buscamos nestes espaços garantir um debate diverso e frutífero sobre conservação ambiental.

Leia também

Colunas
14 de novembro de 2023

Um chamado para ação na Amazônia 

O que as juventudes vem fazendo para construir possibilidades de futuro até a Conferência do Clima (COP 30) de 2025, que ocorrerá no Brasil

Notícias
26 de outubro de 2023

Agência vê pico de emissões até 2025, mas 1,5ºC ainda fora de alcance

Salto de 40% em renováveis desde 2020 mexe pouco no predomínio dos fósseis na matriz energética global; mundo segue no rumo de 2,4ºC de aquecimento

Análises
1 de novembro de 2023

O aquecimento global está acelerando?

Caos climático de 2023 expõe racha na comunidade científica; há quem diga que só vamos cair no abismo, há quem diga que estamos indo para lá mais rápido

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Marcos Araújo diz:

    Aprendi na faculdade que a ciência avança pelo contraditório. Combater desinformação é desculpa p calar o contraditório. É cousa de totalitário. Um tema com implicações sociais e econômicas desta magnitude deveria ter o debate incentivado e não calado em nome de suposta desinformação. Absurdo!