Salada Verde

Grupos suspendem contratos

Em uma das mais fortes reações ao relatório não-governamental sobre a farra do boi na Amazônia, Wal-Mart, Carrefour e Pão de Açúcar pressionam frigoríficos para comprovar origem dos produtos.

Salada Verde ·
12 de junho de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Conforme informação do Ministério Público Federal (MPF) no Pará, o Pão de Açúcar suspendeu seus contratos com frigoríficos apontados como responsáveis por desmatamento ilegal na Amazônia. O grupo é a maior rede varejista do país, e também pediu aos frigoríficos que apresentem um plano para auditoria socioambiental que comprove a origem dos produtos que vendem. A medida foi tomada também pelo Wal-Mart e Carrefour e é uma das mais fortes reações à notificação encaminhada pelo MPF a 69 grandes empresas revendedoras de derivados da pecuária e a fabricantes que utilizam matéria-primas com essa origem, alertando-as a evitarem comercializar produtos cuja origem é a criação ilegal de gado em áreas desmatadas. Veja aqui a lista de empresas apontadas pelo MPF.

Saiba mais:
Governo é aliado da destruição da Amazônia
Senadora irritada
Empresas respondem ao Greenpeace

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
31 de agosto de 2026

Virada Cultural Amazônia de Pé traz 5ª edição com apelo por voto pela Amazônia

Evento será nesta semana e traz o tema “A política começa no território”, para convocar eleitores a votarem de olho na proteção da maior floresta tropical do mundo

Colunas
31 de agosto de 2026

Catástrofes climáticas afetam primeiro os mais pobres

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a França incentivou ocupações em áreas agrícolas hoje mais vulneráveis a catástrofes naturais

Salada Verde
31 de agosto de 2026

Operação Mata Atlântica em Pé autua mais de 8 mil hectares de desmatamento ilegal

Balanço com resultados preliminares da operação, que ocorreu em agosto nos 17 estados inseridos no bioma, foi apresentado na última sexta-feira (28/08)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.