Fotografia

Margi Moss e um país no espelho d’água

As fotos de Margi Moss para o projeto “Brasil das Águas” revelam a diversidade de nossa maior riqueza natural e os estragos causados pela ocupação humana.

Alexandre Sant´Anna ·
13 de maio de 2005 · 19 anos atrás

O Brasil tomou conhecimento das aventuras do piloto Gérard Moss pela televisão, quando o Fantástico acompanhou sua volta ao mundo em um motoplanador. A notoriedade trazida pelo projeto “Asas do Vento”, em 2001, ajudou Moss a conceber e viabilizar uma nova expedição inédita, desta vez pelo Brasil e em companhia de sua mulher, Margi.

O que o “Brasil das Águas” tem de diferente das tantas outras aventuras patrocinadas a lugares longínquos pelos meios mais diversos, é o que oferece como contribuição científica e ambiental ao país. No território que concentra a maior riqueza hídrica do planeta, a ousada proposta do projeto era conhecer todos os caminhos da água doce no Brasil, coletando amostras. E este detalhe assegura a importância da viagem: mais do que os relatos e registros da diversidade de nossos rios e lagos, a coleta das águas em mais de mil pontos durante 14 meses permitirá uma análise inédita de como estamos tratando os recursos hídricos. E quem sabe inspirará ações para garantir sua abundância e qualidade no futuro.

A viagem foi encerrada em dezembro de 2004. Enquanto laboratórios no Rio, São e Minas dedicam-se a revelar a identidade de cada água, O Eco traz um aperitivo visual do que está por vir. Margi Moss é a responsável pelos registros em texto e imagem da viagem de 120 mil quilômetros pelas águas do Brasil. Alguns estão presentes no site do projeto, e em breve uma seleção estará organizada em livro financiado pela Petrobras.

Margi nasceu no Quênia, cresceu na Escócia e chegou ao Brasil em 1979. Suas fotos foram tiradas em uma Fuji PIX F2 e em uma Nikon D70. Do alto, mas não da estratosfera, têm como protagonista, é claro, as águas. Em cores, brilhos, formatos, movimentos, profundidade. Solitárias ou navegadas. Isoladas ou cercadas de mato, areia, pasto, plantações, barragens, garimpo, lixo e outras máculas de gente. Impetuosas ou enfraquecidas. Vivas ou semi-mortas. O conjunto da obra aérea de Margi Moss, nos sobrevôos e rasantes do hidroavião Talha Mar, é o retrato de um país no espelho d’água: contra uma impressionante pujança hídrica, a desenfreada ocupação humana.

O saldo científico desse embate deve sair entre julho e agosto. Enquanto isso, o casal Moss continua na estrada, agora divulgando os feitos do projeto. Dia 23 de maio, o Brasil das Águas será tema de palestra na Royal Geographical Society, em Londres, o palco onde Charles Darwin expôs, no século XIX, sua revolucionária teoria da origem das espécies. Também ela resultado de uma longa e aventureira viagem.

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Notícias
19 de abril de 2024

Mais de 200 pistas de pouso são registradas dentro de Terras Indígenas na Amazônia

Maioria está próxima a áreas de garimpo, mostra MapBiomas. 77% da atividade garimpeira ilegal na floresta tropical está a menos de 500 metros da água

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.