
Basta olhar para o bico do Platalea ajaja para descobrir a razão de ele ter sido batizado de colhereiro. Seu formato é definido como único por Helmut Sick em Ornitologia Brasileira. E é com a ajuda dessa “colher” que ele peneira as águas rasas de mangues, rios e banhados atrás de comida. Os caranguejos que fazem parte de sua dieta são os responsáveis diretos pela pigmentação avermelhada das penas, que tende a assumir tons mais fortes na época da reprodução. Habita mangues e praias fluviais lamacentas de uma vasta região que vai do Sul dos Estados Unidos até a Argentina. Manoel Francisco Brito fotografou essa dupla de colhereiros num banhado à beira da estrada de terra que liga São José dos Ausentes, na Serra Gaúcha, a São Joaquim, em Santa Catarina. A imagem foi capturada com uma Canon 10D em ISO 200, equipada com lente Canon 70mm-210mm, numa manhã nublada de outubro do ano passado.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Livro leva leitores numa expedição por 75 parques nacionais do Brasil
Obra lançada na UCBIO acompanha viagem de Letícia Alves e Dennis Hyde, num convite para que as pessoas conheçam e se encantem com os parques brasileiros →
Avanço de pastos e lavouras aumenta acidentes em rodovia de São Paulo
Estudo liga a perda de áreas naturais a mais de 1,4 mil acidentes com mamíferos em uma das rodovias mais importantes de São Paulo →
Para conservar a biodiversidade (de verdade) é preciso atuar com base em evidências
Reunidos na UCBio, pesquisadores demonstraram que as Unidades de Conservação são instrumentos estratégicos e insubstituíveis, cuja existência depende de um pacto entre ciência, políticas públicas e sociedade →
