
A câmara com cristais gigantes foi descoberta em 2000, por trabalhadores que escavam um túnel de ligação na mina de Naica, no estado mexicano de Chihuahua. Batizada com o nome Caverna dos Cristais (Cueva de los Cristales), tem dimensões aproximadas de 10 por 30 metros e contém no seu interior gigantescos cristais de selenite, alguns dos maiores cristais naturais já descobertos no mundo. O maior dos cristais atinge 11 metros de comprimento, 4 metros de diâmetro e pesa cerca de 55 toneladas. A mina se encontra numa falha por cima de uma câmera de magma, o que gera as condições necessárias à formação dos cristais. O enorme calor gerado aqueceu a água que se encontrava retida nas câmeras, que ficou saturada de diversos minerais, nomeadamente gipsita (selenite).
O Lírio-dos-incas
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Carne brasileira fica livre de tarifa dos EUA apesar de disputa ambiental
Mercado americano permanece aberto à carne brasileira, enquanto desmatamento e rastreabilidade seguem no centro do debate →
O vencedor da Copa do Mundo das Áreas Protegidas
Não basta o número de unidades, o tamanho importa mais. Confira qual país do mundial de 2026 mais se destacou na conservação das suas riquezas naturais →
Cientistas descobrem espécie de macaco que passou anos “escondida” na floresta congolesa
Primata, que já é considerado ameaçado de extinção por pesquisadores, escapou por décadas do radar de expedições científicas na República Democrática do Congo →
