Equipe Completa

Lula, transição energética e tubarões

Lula, transição energética e tubarões

O Eco+ | Edição #267 | 9 de novembro de 2025

Na sexta-feira (7), em discurso realizado durante a Cúpula dos Líderes, em Belém, o presidente Lula defendeu usar parte dos lucros com exploração de petróleo para financiar a transição energética e anunciou a criação de um fundo financiado pelos fósseis para tal fim. Direto da capital do Pará, a repórter Cristiane Prizibisczki destacou que a proposta foi criticada por especialistas, que consideram que a criação do fundo mantém vivo os combustíveis fósseis, substância e modo de produção que o mundo deveria abandonar.

Ainda com foco na Cúpula dos Povos, evento que antecedeu a COP 30, o repórter Aldem Bourscheit acompanhou o discurso do presidente Lula no primeiro dia do evento, na quinta-feira (6). Na ocasião, o chefe de Estado pediu o fim do desmatamento e do uso de combustíveis fósseis – e afirmou que honrará o legado das COPs 28 e 29. “Acelerar a transição energética e proteger a natureza são duas maneiras mais efetivas de conter o aquecimento global”, defendeu Lula.

Em entrevista a Duda Menegassi, a oceanógrafa Sylvia Earle, que completou, em agosto, 90 anos de vida, e é uma das vozes mais importantes na defesa da vida marinha, conversou sobre a infância, na Flórida, nos Estados Unidos, onde cresceu, sua carreira e porque, apesar de tudo, ela ainda é otimista em relação ao futuro da humanidade. “Ainda estamos aqui. E os tubarões também. Pode ser que 90% tenham desaparecido, mas ainda não todos”, discorre. 



Boa leitura!

Redação ((o))eco

· Destaques ·

Lula fala em fundo com recursos do petróleo para financiar transição energética

Ministra Marina Silva diz que governo vai decidir internamente como concretizar ideia da presidência. Organizações criticam proposta por “manter sistema vivo”

Mais

Lula pede fim do desmatamento e do uso de combustíveis fósseis na abertura da Cúpula

ONGs esperam que a conferência transforme discursos em ações para conter danos ambientais e socioeconômicos

Mais

A hora de agir pelos oceanos é agora, um chamado de Sylvia Earle

“Ainda há tempo, mas não muito”, alerta a oceanógrafa que falou com ((o))eco sobre o declínio da vida marinha, a resiliência do oceano e os motivos para ter esperança

Mais

· Conservação no Mundo ·

Cor de laranja. As remotas nascentes do Rio Salmon, localizadas na Cordilheira Brooks, no norte do Alasca, ficaram alaranjadas. Não é esgoto. A mudança na cor é um sinal de alerta de mudanças climáticas e os cientistas dizem que as alterações que ainda não são visíveis a olho nu são igualmente preocupantes. [National geographic]

Sem ter como fugir. Um novo estudo liderado pela Universidade de Oxford concluiu que 30% das espécies de répteis confinadas em ilhas estão hoje ameaçadas, mas estes animais recebem muito menos atenção dos cientistas do que os seus congéneres continentais. [Wilder]

· Dicas Culturais ·

• Para ler •

Remanescentes da Mata Atlântica: As grandes árvores da floresta original e seus vestígios | Ricardo Cardim

O livro apresenta uma investigação sobre a transformação e a degradação desse bioma ao longo da história brasileira. A obra reúne registros visuais inéditos da floresta original e de seu processo de destruição, fruto de décadas de pesquisa em arquivos, fazendas e coleções particulares. Para comparar o passado com o presente, Cardim percorreu o bioma ao lado do fotógrafo Cássio Vasconcellos em busca dos fragmentos mais preservados. O resultado mostra o contraste entre o que restou da Mata Atlântica e o que foi perdido, destacando a importância de compreender esse processo para pensar o futuro ambiental do país. Finalista do Prêmio Jabuti 2019 na categoria Ciências.

Amazon

• Para ver •

Fatos da Amazônia: Edição COP30 | Amazônia 2030

O guia concentra alguns dos principais achados do Projeto Amazônia 2030, organizado especialmente para marcar a realização da Conferência do Clima da ONU em Belém do Pará. Mais do que um retrato estatístico, a edição busca servir como guia para quem deseja compreender a heterogeneidade e a riqueza da Amazônia, reunindo dados fundamentais sobre território, população, meio ambiente e economia da região em um momento decisivo para o futuro do planeta.

Ebook

• Para ouvir •

Entrando no Clima #59 – Cúpula dos Líderes com discurso por fim dos fósseis e Coca-Cola a R$ 25

Direto de Belém (PA), os repórteres Cristiane Prizibisczki e Aldem Bourscheit acompanharam o primeiro dia na Cúpula e repercutiram tudo de relevante que aconteceu neste início de evento. O podcast Entrando no Clima, que desde o início do ano é quinzenal, passa a ser diário até o fim da Conferência do Clima. Todo dia, Márcio Isensee e Sá, Cristiane Prizibisczki, Aldem Bourscheit e outros repórteres de ((o))eco que estão na cobertura discutirão as novidades, contradições e notícias sobre o principal evento ambiental do ano.

Spotify

Mais de ((o))eco