O inseto que virou praga

Reportagem no The New York Times (gratuito, pede cadastro) mostra como a ação do homem transformou em praga um minúsculo inseto que, antigamente, contribuía para o equilíbrio dos ecossistemas no Oeste dos Estados Unidos. Trata-se do besouro que se alimenta da polpa de árvores em florestas. Alterações climáticas registradas na última década em toda área indicam que as temperaturas médias anuais aumentaram. Com isso, os besouros perderam seu principal inimigo natural, o frio. Estão vivendo mais e, portanto, comendo mais árvores. Sua voracidade é tremenda. Estima-se que eles aniquilaram, nos últimos anos, de 2% a 3% da cobertura florestal dos parques nacionais norte-americanos nos estados do Oeste. No Canadá, mataram mais de 10 milhões de acres de florestas em 2003. Algumas espécies de pinheiros, pelos quais os besouros demonstram especial predileção, estão prestes a desaparecer do mapa. Seu índice de mortalidade sob o ataque dos insetos é de 100%. Deles, não sobra nem semente. A leitura, em inglês, leva 3 minutos.

Manoel Francisco Brito ·