Notícias

O inseto que virou praga

Reportagem no The New York Times (gratuito, pede cadastro) mostra como a ação do homem transformou em praga um minúsculo inseto que, antigamente, contribuía para o equilíbrio dos ecossistemas no Oeste dos Estados Unidos. Trata-se do besouro que se alimenta da polpa de árvores em florestas. Alterações climáticas registradas na última década em toda área indicam que as temperaturas médias anuais aumentaram. Com isso, os besouros perderam seu principal inimigo natural, o frio. Estão vivendo mais e, portanto, comendo mais árvores. Sua voracidade é tremenda. Estima-se que eles aniquilaram, nos últimos anos, de 2% a 3% da cobertura florestal dos parques nacionais norte-americanos nos estados do Oeste. No Canadá, mataram mais de 10 milhões de acres de florestas em 2003. Algumas espécies de pinheiros, pelos quais os besouros demonstram especial predileção, estão prestes a desaparecer do mapa. Seu índice de mortalidade sob o ataque dos insetos é de 100%. Deles, não sobra nem semente. A leitura, em inglês, leva 3 minutos.

Manoel Francisco Brito ·
21 de julho de 2004 · 22 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
20 de outubro de 2026

Nova espécie de perereca-de-vidro é descoberta no coração do Cerrado

Anfíbio é o primeiro do gênero registrado na região central do bioma, reforçando a urgência de investimentos em pesquisa e conservação na savana brasileira →

Colunas
20 de outubro de 2026

O recado das urnas para a floresta

Os brasileiros votaram pedindo menor custo de vida e maior segurança. Por que a Amazônia é vital para os eleitos satisfazerem essas demandas →

Notícias
19 de outubro de 2026

Em ato no Pará, Flávio Bolsonaro promete que vai acabar com “entraves ambientais”

O candidato à presidência afirmou caso seja eleito, deixará o proprietário fazer “o que quiser na sua terra” e que proprietário “vai poder fazer o que quiser” →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.