Notícias

Filtro Natural

Rios com margens desmatadas têm menos volume e água mais poluída. Já se conhecia o papel das florestas em barrar poluentes antes de atingirem as correntes. Mas novas pesquisas mostram que as florestas que guarnecem os rios também limpam as suas águas, ajudando a processar matéria orgânica e nitrogênio. Destruí-las torna ainda mais dramático o crescente problema de garantir água potável, cada vez mais escassa, para a humanidade. Science Daily.

Manoel Francisco Brito ·
20 de setembro de 2004 · 22 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
6 de agosto de 2026

Pegadas amarelas e pretas da Rede Brasileira de Trilhas chegam no maior parque do país

Duas trilhas foram sinalizadas e estruturadas no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, e marcam investimento em turismo na área protegida

Externo
5 de agosto de 2026

Incêndios florestais elevam emissões a níveis incomuns em várias partes do globo

Monitoramento mostra que os Estados Unidos lideram a anormalidade no início de agosto; França também dispara em emissões com queimadas em 2026

Análises
5 de agosto de 2026

A contabilidade da água

Os cálculos que se precisam levar em conta para manter a integridade das bacias hidrográficas do Sistema Cantareira, que abastecem a cidade de São Paulo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.