Notícias

Bodes desdentados

O gado queniano está sofrendo por causa de uma planta venenosa introduzida no país há 20 anos com o objetivo de conter o avanço do deserto. Os culpados pelo que a população considera um desastre são o governo e a FAO (Food and Agriculture Organization, da ONU). Ambientalistas nativos e povo os acusam de estimularem a plantação da algaroba (prosopis juliflora) sem verificar as conseqüências que a espécie poderia causar. Os bodes, criação de que depende grande parte dos habitantes locais, passam os dias a mastigar as doces vagens do vegetal. O costume faz com que caiam os dentes dos bichos, que, impossibilitados de ruminar, acabam morrendo. A história também foi contada pela BBC News.

Redação ((o))eco ·
9 de agosto de 2006 · 20 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
4 de setembro de 2026

A restauração na Amazônia começa a sair da meta e entrar na propriedade

O desafio atual é formar capacidades locais para que a recuperação da vegetação nativa tenha permanência, renda e governança

Reportagens
4 de setembro de 2026

Estudo revela  impacto da poluição do ar nas árvores da Mata Atlântica paulista

O intuito do estudo foi encontrar árvores resilientes à poluição do ar com potencial para o reflorestamento urbano

Colunas
4 de setembro de 2026

Entre a fartura e a escassez, o dinheiro não compra o que a floresta deixou de produzir

Somos todos dependentes dos mesmos ciclos naturais. As mudanças que ameaçam os modos de vida e a produção dos povos da floresta e do campo também afetará quem mora na cidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.