Notícias

Mais quente, menos chuva

A temperatura média da Amazônia poderá subir 8º C daqui a cem anos, com volume de chuva 20% menor, caso as metas de redução de emissão de poluentes estabelecidas pelo Protocolo de Quioto não sejam cumpridas. O cenário pra lá de pessimista é do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), que há dois anos coordena um estudo sobre os efeitos do aquecimento global no país, material que deve ser entregue em fevereiro para o Ministério do Meio Ambiente. Em reportagem do site G1, o meteorologista José Antonio Marengo conta que, se as previsões forem concretizadas, a floresta Amazônica poderá virar Cerrado. Já se a poluição for controlada e o desmatamento reduzido, a temperatura da Amazônia em 2100 poderá ficar em torno de 5°C acima da atual.

Redação ((o))eco ·
28 de dezembro de 2006 · 20 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
18 de agosto de 2026

Amazônia está secando. O que podemos fazer 

A combinação de mudanças climáticas com desmatamento já afeta o ciclo de água da região e, por consequência, as chuvas do resto do Brasil. Precisamos agir agora

Salada Verde
17 de agosto de 2026

Vote pelo Clima aproxima eleitores de candidaturas com compromisso climático

Nova edição da plataforma reúne propostas em vinte temas da agenda climática, como meio ambiente, saúde, educação, energia renovável, transporte e mobilidade. Veja como usar a ferramenta

Reportagens
17 de agosto de 2026

Rastreabilidade da soja e da carne esbarra na falta de integração

Estudo do WRI Brasil analisou 21 iniciativas no país e defende um protocolo nacional para conectar sistemas e critérios

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.