Notícias

Concentração populacional

Relatório do UNFPA mostra que a concentração populacional é benéfica em termos de impactos ambientais. "Se a população estivesse mais dispersa, ocuparia menos terras valiosas? Isso ajudaria a evitar a invasão de ecossistemas frágeis? Na maioria dos países, as respostas seriam "não", diz o documento. Segundo o demógrafo Daniel Hogan, da Unicamp, nas cidades é possível atender de forma econômica às necessidades ambientais da população. Sérgio Besserman, ex-presidente do IBGE e presidente do Instituto Pereira Passos, diz que a questão não bem essa. A dispersão da população não importa tanto quando se pensa nos malefícios causados pelo padrão de vida urbano. Para ele, o debate deve se fixar na mudança dos padrões de consumo. A notícia é da Folha de São Paulo.

Redação ((o))eco ·
28 de junho de 2007 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
13 de maio de 2026

Mata Atlântica tem menor desmatamento em 40 anos, mas flexibilização ambiental ameaça avanço

Bioma registra queda histórica no desmatamento, enquanto mudanças na legislação ambiental levantam alertas sobre a manutenção desse resultado

Salada Verde
13 de maio de 2026

Conselho Monetário Nacional adia exigência ambiental para concessão de crédito rural

Mudança posterga a checagem obrigatória de áreas desmatadas verificadas pelo Prodes; Propriedades menores terão mais tempo para se adequar

Colunas
13 de maio de 2026

Mais do que um exemplo, em busca de inspiração para as ciências do oceano

Nenhum artigo que já publicamos se tornou mais importante do que o sentimento de compartilhar as conquistas e os desafios com a rede de mulheres com quem sempre tivemos a sorte de trabalhar

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.