Notícias

Contra todos os fatos

Os políticos e jornalistas, geralmente, são os responsáveis por deixar a população mundial equivocadamente alarmada com o aquecimento na Terra. É esse, basicamente, o tom do artigo escrito pelo doutor em física José Carlos Azevedo para o Estado de São Paulo. Segundo o texto, o senador norte-americano J. Lieberman errou ao criticar o governo Bush por não adotar medidas contra as mudanças climáticas e deixar, deste modo, o nível das mares subirem cerca de 11 metros. Azevedo diz que o relatório do IPCC assegura que o acréscimo será apenas de 2 a 9 cm. Ele também lembra que o nível de concentração de CO2 na atmosfera já foi 15 vezes superior à atual, e assegura (contra todos os estudos atuais) que o impacto causado pelos seres humanos na natureza não é nada comparado à força natural. Sobrou até para a ONU e os cientistas que compõem o quadro do IPCC: o físico diz que eles têm baixo apego à precisão numérica.

Redação ((o))eco ·
7 de novembro de 2007 · 18 anos atrás

Leia também

Colunas
11 de fevereiro de 2026

A Fotografia em tempos de IA: transformação ou extinção?

Pedir para a Inteligência Artificial criar uma imagem através de comandos pode, à princípio, ser inofensivo, mas o que acontecerá a longo prazo?

Salada Verde
11 de fevereiro de 2026

STF dá prazo de 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas

Decisão reconhece omissão legislativa, fixa prazo de dois anos para regulamentação e estabelece parâmetros provisórios para pesquisa e lavra mineral enquanto a lei não é aprovada

Reportagens
11 de fevereiro de 2026

Milhares de projetos minerários ameaçam água e biodiversidade na maior cordilheira do Brasil

Extração crescente na Serra do Espinhaço atende inclusive à demanda por insumos críticos para a transição energética

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.